meu dia em oração
Senhor, quero contemplar as maravilhas da tua Palavra
O Eclesiástico faz uma análise realista das frágeis e enganadoras amizades humanas. O amigo fiel tem valor incalculável. Ele é remédio para os que temem ao Senhor. São estes – os que temem ao Senhor – os que têm amigos verdadeiros, pois assim como eles são, tais serão os seus amigos.
1ª Leitura
Palavras afáveis aumentam os amigos, e fala amável encontra acolhida. Tenha muitos conhecidos, mas um só confidente entre mil. Se você quiser um amigo, coloque-o à prova, e não vá logo confiando nele. Porque existe amigo de ocasião, que não será fiel quando você estiver na pior. Existe amigo que se transforma em inimigo, e envergonhará você, revelando suas coisas particulares. Existe amigo que é companheiro de mesa, mas não será fiel quando você estiver na pior. Quando tudo correr bem, ele estará com você. mas quando as coisas forem mal, ele fugirá para longe. Se você for apanhado pela desgraça, lhe dará as costas e se esconderá de você. Mantenha-se longe de seus inimigos e seja cauteloso com os amigos. Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável. Amigo fiel é remédio que cura e os que temem ao Senhor o encontrarão. Quem teme ao Senhor tem amigos verdadeiros, pois tal e qual ele é, assim será o seu amigo. (Eclo 6,5-17)
Salmo ou Hino
Sejas bendito, Senhor! Ensina-me os teus estatutos. Eu me delicio com a tua vontade e não me esqueço da tua palavra. Abre os meus olhos para eu contemplar as maravilhas da tua vontade. Faze-me entender o caminho dos teus preceitos e eu meditarei sobre as tuas maravilhas. Ensina-me a cumprir a tua vontade, para observá-la de todo o coração. Guia-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele está o meu prazer. (Sl 119,12;16.18.27.34-35)
Evangelho do dia
Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E Ele, como de costume, as ensinava. Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Queriam tentá-lo e lhe perguntaram se a Lei permitia um homem se divorciar da sua mulher. Jesus perguntou: «O que é que Moisés mandou vocês fazer?» Os fariseus responderam: «Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e depois mandar a mulher embora.» Jesus então disse: «Foi por causa da dureza do coração de vocês que Moisés escreveu esse mandamento. Mas, desde o início da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Portanto, eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não deve separar.» quando chegaram em casa, os discípulos fizeram de novo perguntas sobre o mesmo assunto. Jesus respondeu: «O homem que se divorciar de sua mulher e se casar com outra, cometerá adultério contra a primeira mulher. E se a mulher se divorciar do seu marido e se casar com outro homem, ela cometerá adultério.» (Mc 10,1-12)
Vivendo a Palavra
O Mestre reafirma – aos fariseus que lhe questionavam e, em seguida, a seus discípulos –, que promessas feitas diante do Pai exigem cumprimento fiel. O Evangelho mostra de que forma o Mandamento Novo, trazido por Jesus de Nazaré, transformou a letra da Lei Antiga, de Moisés e dos sacerdotes do Templo. Não se trata mais de cumprir um regulamento, mas de viver o Amor, em consequência da nossa filiação divina.
Oração Final
Pai Santo, que nos fazendo teus filhos nos fizeste irmãos da humanidade, dá-nos discernimento, generosidade e coragem para vivermos fraternalmente com todos os homens e mulheres que colocaste ao nosso lado na caminhada por este planeta encantador e abençoado. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.