meu dia em oração
A semente caiu em terra boa
Na leitura do dia, Moisés se dirige ao povo relatando as palavras que ouviu do Senhor. São os Dez Mandamentos da Antiga Aliança, que balizaram a vida dos judeus até a chegada de Jesus de Nazaré, o Cristo, que os substituiu pela Nova Lei do Amor.
Salmo ou Hino
A lei do Senhor é perfeita, descanso para a alma. O seu testemunho é firme, instrução para o ignorante. Os seus preceitos são retos, alegria para o coração. O mandamento do Senhor é transparente, luz para os olhos. O temor do Senhor é puro e estável. As decisões dele são verdadeiras e justas. São mais doces que o mel. Tu tens palavras de Vida. (Sl 19B,8-11;1Jo 6,68c)
1ª Leitura
Então Deus pronunciou todas estas palavras: «Eu sou Javé seu Deus, que fiz você sair da terra do Egito, da casa da escravidão. Não tenha outros deuses diante de mim. Não faça para você ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra. Não se prostre diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos; mas quando me amam e guardam os meus mandamentos, eu os trato com amor por mil gerações. Não pronuncie em vão o nome de Javé seu Deus, porque Javé não deixará sem castigo aquele que pronunciar o nome dele em vão. Lembre-se do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalhe durante seis dias e faça todas as suas tarefas. O sétimo dia, porém, é o sábado de Javé seu Deus. Não faça nenhum trabalho, nem você, nem seu filho, nem sua filha, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu animal, nem o imigrante que vive em suas cidades. Porque em seis dias Javé fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles; e no sétimo dia ele descansou. Por isso, Javé abençoou o dia de sábado e o santificou. Honre seu pai e sua mãe: desse modo, você prolongará sua vida, na terra que Javé seu Deus dá a você. Não mate. Não cometa adultério. Não roube. Não apresente testemunho falso contra o seu próximo. Não cobice a casa do seu próximo, nem a mulher do próximo, nem o escravo, nem a escrava, nem o boi, nem o jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo». (Ex 20,1-17)
Evangelho do dia
«Ouçam, portanto, o que a parábola do semeador quer dizer: Todo aquele que ouve a Palavra do Reino e não a compreende, é como a semente que caiu à beira do caminho: vem o Maligno e rouba o que foi semeado no coração dele. A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a Palavra, e logo a recebe com alegria. Mas ele não tem raiz em si mesmo, é inconstante: quando chega uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, ele desiste logo. A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a Palavra, mas a preocupação do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a Palavra, e ela fica sem dar fruto. A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a Palavra e a compreende. Esse com certeza produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta por um.» (Mt 13,18-23)
Vivendo a Palavra
Definições encerram o assunto. Parábolas abrem espaço para novas e criativas leituras. Jesus mostra o caminho, apresentando uma das inúmeras interpretações que podem sem atribuídas às suas parábolas. Nós devemos seguir essa trilha, buscando, em nosso cotidiano, situações que possam ser enriquecidas com as parábolas do Mestre.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos terra acolhedora para a Semente do Evangelho. E nos dá força, Pai amado, para cuidar dessa semente, não permitindo que as seduções do mundo sufoquem a plantinha que nascer, mas adubando e regando o canteiro para que ela se torne árvore forte e dê frutos de salvação para todos. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.