meu dia em oração
Semana Santa: o ‘Servo Sofredor’
Profetas não falavam do futuro; apenas viam o presente em profundidade e apontavam os sinais que já percebiam no lugar em que viviam. O servo sofredor, para Isaías, era Israel no exílio e saudoso da pátria. Servo Sofredor foi Jesus, quando via seu povo recusar o Reino de Amor oferecido pelo Pai Misericordioso.
1ª Leitura
Vejam o meu servo, a quem eu sustento: ele é o meu escolhido, nele tenho o meu agrado. Eu coloquei sobre ele o meu espírito, para que promova o direito entre as nações. Ele não gritará nem clamará, nem fará ouvir a sua voz na praça. Não quebrará a cana que já está rachada, nem apagará o pavio que está para se apagar. Promoverá fielmente o direito; não desanimará, nem se abaterá, até implantar o direito na terra e a lei que as ilhas esperam. Assim diz o Deus que criou o céu e o estendeu; que firmou a terra e tudo o que ela produz; ele dá respiração ao povo que nela habita e o espírito aos que sobre ela caminham: «Eu, o Senhor, chamei você para a justiça, tomei-o pela mão, e lhe dei forma, e o coloquei como aliança de um povo e luz para as nações. Para você abrir os olhos dos cegos, para tirar os presos da cadeia, e do cárcere os que vivem no escuro.» (Is 42,1-7)
Salmo ou Hino
O Senhor é minha luz e salvação. Ele é a fortaleza da minha vida: frente a quem tremerei? Quando os malfeitores avançam contra mim, são eles que tropeçam e caem. Que um exército acampe contra mim! Meu coração não tremerá! Espero ver a bondade do Senhor na terra dos vivos. Espere no Senhor, seja firme! Fortaleça seu coração, e confie nele! (Sl 27,1-3.13-14)
Evangelho do dia
Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi para Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Aí ofereceram um jantar para Jesus. Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Jesus. Então Maria levou quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro. Ungiu com ele os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos. A casa inteira se encheu com o perfume. Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele que ia trair Jesus, disse: «Por que esse perfume não foi vendido por trezentas moedas de prata, para dar aos pobres?» Judas disse isso não porque se preocupava com os pobres, mas porque era um ladrão. Ele tomava conta da bolsa comum e roubava do que era depositado nela. Jesus, porém, disse: «Deixe-a. Ela guardou esse perfume para me ungir no dia do meu sepultamento. No meio de vocês sempre haverá pobres; enquanto eu não estarei sempre com vocês.» Muitos judeus ficavam sabendo que Jesus estava aí em Betânia. Então foram aí não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. Então os chefes dos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, porque, por causa dele, muitos judeus deixavam seus chefes e acreditavam em Jesus. (Jo 12,1-11)
Vivendo a Palavra
Aprendamos a enxergar o sofrimento de Jesus nos irmãos que estão ao nosso lado. O gesto de Maria, perfumando o corpo do Mestre, é repetido por nós, seus discípulos, cada vez que, diante da carência dos companheiros de caminhada, estendemos a eles a nossa mão em sinal de solidariedade fraterna.
Oração Final
Pai Santo, ilumina o nosso entendimento para compreendermos a lição deixada pelo Mestre da Galileia: seu sofrimento é o sofrimento dos nossos irmãos. Não basta que nos sintamos compungidos com o seu martírio. Ajuda-nos, Pai amado, a viver a compaixão pelos pobres e excluídos. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.