meu dia em oração
Sejamos puros como as crianças e acolhedores com todos os irmãos
O profeta reanima a esperança de um povo que passa por dificuldades materiais e dúvidas de fé tais, que o levaram à resignação passiva. Zacarias estimula os compatriotas a arregaçarem as mangas para reconstruir o Templo, símbolo da fé e da unidade nacional.
1ª Leitura
A palavra do Senhor dos exércitos foi dirigida nos seguintes termos: «Assim diz o Senhor: Tenho muito ciúme de Sião; estou fervendo de ciúmes por sua causa. Voltarei a Sião, habitarei em seu meio, Jerusalém. Jerusalém será chamada Cidade Fiel, e a montanha do Senhor terá o nome de Montanha Santa. Assim diz o Senhor: Velhos e velhas ainda se sentarão nas praças de Jerusalém, todos de bengala na mão por causa da idade. Mas logo as praças da cidade ficarão cheias de meninos e meninas a brincar pelas ruas. Assim diz o Senhor: Se isso parece impossível aos olhos do resto deste povo, seria impossível também para Mim naqueles dias? – oráculo do Senhor. Assim diz o Senhor: Eu estou libertando o meu povo dos países do nascer e do pôr-do-sol; Eu vou trazê-los de volta para morar na cidade de Jerusalém. Então eles serão o meu povo e Eu serei o Deus deles, na fidelidade e na justiça. (Zc 8,1-8)
Salmo ou Hino
As nações temerão o teu nome. Quando o Senhor reconstruir Sião e Se voltar para a prece do indefeso, fique escrito isto para as gerações: O Senhor Se inclinou e contemplou a terra para ouvir o gemido dos prisioneiros e libertar os condenados; para proclamar em Jerusalém o seu louvor. Os filhos viverão seguros, a descendência se manterá na tua presença. (Sl 102,16-23.29)
Evangelho do dia
Houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de Si, e disse a eles: «Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a Mim. E quem Me receber, estará recebendo Aquele que Me enviou. Pois, aquele que é o menor entre vocês, esse é o maior.» João disse a Jesus: «Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lhe proibimos, porque ele não anda conosco». Jesus lhe disse: «Não lhe proíbam. Pois, quem não está contra vocês, está a favor de vocês.» (Lc 9,46-50)
Vivendo a Palavra
Jesus ensina aqui duas lições inesquecíveis: humildade e acolhimento. Nós devemos nos tornar como crianças para continuar no Reino do seu Pai, Reino de onde não podemos excluir ninguém, mesmo aqueles que não andam conosco e não são do nosso grupo… Assim devemos ser – uma ‘Igreja em saída’ para buscar e acolher os irmãos afastados.
Oração Final
Pai Santo, que a glória deste mundo não nos seduza. Faze-nos, amado Pai, simples e puros como as crianças, receptivos e acolhedores para todos os irmãos que colocas perto de nós na caminhada por este Planeta encantado que nos emprestas para que dele cuidemos. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.