meu dia em oração
Sejamos para nossos irmãos fonte de esperança, alegria e fé
O Deuteronômio mostra o texto clássico dos dois caminhos. O Senhor propõe ao povo, através de Moisés, duas opções: de um lado, pela Vida e felicidade ou, por outra parte, pela morte e desgraça. Obediência às Leis do Senhor ou entrega às seduções enganosas do mundo. Tal como é para nós, ainda hoje!
1ª Leitura
«Veja: hoje Eu estou colocando diante de você a Vida e a felicidade, a morte e a desgraça. Se você obedecer aos Mandamentos do Senhor que hoje lhe ordeno, amando seu Deus, andando em seus Caminhos e observando os seus Mandamentos, Estatutos e Normas, você viverá e se multiplicará. O Senhor seu Deus o abençoará na terra onde você está entrando para tomar posse dela. Todavia, se o seu coração se desviar e você não obedecer; se você se deixar seduzir e adorar e servir a outros deuses, eu hoje lhe declaro: é certo que vocês perecerão! Vocês não prolongarão seus dias sobre a terra, onde estão entrando, ao atravessar o Jordão, para dela tomar posse. Hoje eu tomo o Céu e a Terra como testemunhas contra vocês: Eu lhe propus a Vida ou a morte, a Bênção ou a maldição. Escolha, portanto, a Vida, para que você e seus descendentes possam viver, amando ao Senhor, obedecendo-Lhe e apegando-se a Ele, porque Ele é a sua Vida e o prolongamento de seus dias. Desse modo você poderá habitar sobre a terra que o Senhor jurou dar a seus antepassados Abraão, Isaac e Jacó». (Dt 30,15-20)
Salmo ou Hino
Feliz o homem que não vai ao conselho dos injustos, nem se assenta na roda dos zombadores. Pelo contrário: seu prazer está na Lei do Senhor. Ele é como árvore plantada junto d’água corrente: dá fruto no tempo devido, e suas folhas nunca murcham. Tudo o que ele faz é bem sucedido. Não são assim os injustos! Ao contrário: são palha que o vento arrebata…(Sl 1,1-4.6)
Evangelho do dia
Naquela hora, Jesus acrescentou: «O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia.» Depois disse a todos: «Se alguém quer Me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e Me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de Mim, esse a salvará. De fato, que adianta um homem ganhar o mundo inteiro, se perde e destrói a si mesmo?» (Lc 9,22-25)
Vivendo a Palavra
‘Perder’ a nossa vida por causa do Cristo significa nos esforçarmos para viver como Jesus de Nazaré viveu: fazendo o bem a todos, lutando pela justiça, testemunhando a fraternidade, trazendo alívio para quem sofre e consolo para quem chora. Em resumo: esquecidos da nossa própria cruz, ajudando os irmãos a carregarem as deles.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos grandeza d’alma para compartilhar com os irmãos as suas dores e angústias. Que sejamos para cada um deles uma fonte de esperança, exemplo de alegria, de fé e de gratidão pelos dons que nos ofereces – muito especialmente pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.