meu dia em oração
Sejamos pacientes na tribulação e perseverantes na oração
Corpo, na visão do apóstolo Paulo, é muito mais do que o conjunto das células envolvidas pela pele: inclui o jeito de falar, sentir, de relacionar, enfim, são todos os meios de que dispomos para comunicar aos outros o nosso ser, a nossa existência. Na Igreja somos UM só corpo e devemos comunicar a presença do Cristo que vive em nós!
1ª Leitura
O mesmo acontece conosco: embora sendo muitos, formamos um só corpo em Cristo e, cada um por sua vez, é membro dos outros. Mas temos dons diferentes, conforme a graça concedida a cada um de nós. Quem tem o dom da profecia, deve exercê-lo de acordo com a fé; se tem o dom do serviço, que o exerça servindo; se do ensino, que ensine; se é de aconselhar, aconselhe; se é de distribuir donativos, faça-o com simplicidade; se é de presidir à comunidade, faça-o com zelo; se é de exercer misericórdia, faça-o com alegria. Que o amor de vocês seja sem hipocrisia: detestem o mal e apeguem-se ao bem; no amor fraterno, sejam carinhosos uns com os outros, rivalizando na mútua estima. Quanto ao zelo, não sejam preguiçosos; sejam fervorosos de espírito, servindo ao Senhor. Sejam alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. Sejam solidários com os cristãos em suas necessidades e se aperfeiçoem na prática da hospitalidade. Abençoem os que perseguem vocês; abençoem e não amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram, e chorem com os que choram. Vivam em harmonia uns com os outros. (Rm 12,5-16a)
Salmo ou Hino
Vou cantar o Amor e a Justiça. Para Ti, Senhor, eu quero tocar. Vou andar na integridade: quando virás a mim? Andarei de coração íntegro dentro da minha casa. Não colocarei uma coisa infame diante dos meus olhos. Eu odeio quem pratica o mal; esse nunca se juntará a mim. Guardai-me em Paz, junto a Vós, ó Senhor! (Sl 131,1-3)
Evangelho do dia
Ouvindo o que o Jesus dissera ao fariseu que o convidara para o banquete, um homem que estava à mesa Lhe disse: «Feliz aquele que come pão no Reino de Deus!» Jesus respondeu: «Um homem deu grande banquete, e convidou muitas pessoas. Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Venham, pois tudo está pronto’. Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-lhe que aceite minhas desculpas’. Outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-lhe que aceite minhas desculpas’. Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’. O empregado voltou, e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado, e disse ao empregado: ‘Saia depressa pelas praças e ruas da cidade. Traga para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos’. O empregado disse: ‘Senhor, o que mandaste fazer, foi feito, e ainda há lugar’. O patrão disse ao empregado: ‘Saia pelas estradas e caminhos, e faça as pessoas virem aqui, para que a casa fique cheia. Pois eu digo a vocês: nenhum daqueles que foram convidados vai provar do meu banquete’.» (Lc 14,15-24)
Vivendo a Palavra
Talvez não sejamos os convidados da primeira hora. Os servos do Patrão nos encontraram pelas estradas da vida. Mas, com certeza, nós fomos chamados para o banquete no Reino de Deus. Qual está sendo a desculpa para adiar nosso sim ao convite do Pai? Que tipo de tesouro está nos seduzindo? Estamos a caminho do abraço Paternal prometido e tão esperado?
Oração Final
Pai Santo, dá-nos discernimento e coragem para fazer a opção radical de vida pelo teu Reino de Amor. Que superemos as seduções do mundo e as paixões que moram em nós e estão impedindo nossa presença no Banquete que nos ofereces. Pelo Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão em Jesus de Nazaré e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.