meu dia em oração
Sejamos gratos e fiéis à vontade do Pai, vivamos a fraternidade
O Livro do Êxodo conta a origem de Moisés. Criado no palácio pela filha do Faraó, ele não nega sua origem e, em defesa de um irmão hebreu, mata o agressor egípcio. O gesto não passa despercebido e o obriga a fugir da ira do Faraó. Assim, o Patriarca se preparava para sua grande missão.
1ª Leitura
Um homem da tribo de Levi casou-se com uma mulher da mesma tribo: ela concebeu e deu à luz um filho. Vendo que era belo, escondeu-o por três meses. Quando não pôde mais escondê-lo, pegou um cesto de papiro, vedou com betume e piche, colocou dentro a criança, e a depositou entre os juncos na margem do rio. A irmã da criança observava de longe para ver o que aconteceria. Nesse momento, a filha do Faraó desceu para tomar banho no rio, enquanto suas servas andavam pela margem. Ela viu o cesto entre os juncos e mandou a criada apanhá-lo. Ao abrir o cesto, viu a criança: era um menino que chorava. Ela se compadeceu e disse: «É uma criança dos hebreus!» Então a irmã do menino disse à filha do Faraó: «A senhora quer que eu vá chamar uma hebreia para criar este menino?» A filha do Faraó respondeu: «Pode ir». A menina foi e chamou a mãe da criança. Então a filha do Faraó disse para a mulher: «Leve este menino, e o amamente para mim, que eu lhe pagarei». A mulher recebeu o menino e o criou. Quando o menino cresceu, a mulher o entregou à filha do Faraó, que o adotou e lhe deu o nome de Moisés, dizendo: «Eu o tirei das águas». Passaram os anos. Moisés cresceu e saiu para ver seus irmãos. E notou que eram submetidos a trabalhos forçados. Viu também que um dos seus irmãos hebreus estava sendo maltratado por um egípcio. Olhou para um lado e para outro, e vendo que não havia ninguém, matou o egípcio e o enterrou na areia. No dia seguinte, Moisés saiu e encontrou dois hebreus brigando. E disse para o agressor: «Por que você está ferindo seu próximo?» Ele respondeu: «E quem foi que nomeou você para ser chefe e juiz sobre nós? Está querendo me matar como matou o egípcio ontem?» Moisés sentiu medo e pensou: «Certamente a coisa já é conhecida». O Faraó ouviu falar do fato e procurou matar Moisés. Moisés, porém, fugiu do Faraó e se refugiou no país de Madiã. E aí se sentou junto a um poço. (Ex 2,1-15a)
Salmo ou Hino
Estou afundando no lodo, sem nada que me segure… Quanto a mim, dirijo minha prece a Ti! Senhor, no tempo favorável responde-me e me ajuda com tua Fidelidade. Louvarei o Nome de Deus e O engrandecerei com ação de Graças. Que os pobres se alegrem. Busquem a Deus e vocês terão coragem! Porque o Senhor ouve os indigentes e nunca rejeita os cativos. (Sl 69,3.14.30-31.33-34)
Evangelho do dia
Naquela hora, Jesus começou a falar contra as cidades onde havia realizado a maior parte de seus milagres, porque elas não tinham se convertido. Ele dizia: «Ai de você, Corazin! Ai de você, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no meio de vocês, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinzas. Pois bem! Eu digo a vocês: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura que vocês. E você, Cafarnaum! Será erguida até o Céu? Será jogada é no inferno, isso sim! Porque, se em Sodoma tivessem acontecido os milagres que foram realizados no meio de você, ela existiria até o dia de hoje! Eu lhe digo: no dia do julgamento, Sodoma terá uma sentença menos dura que você!» (Mt 11,20-24)
Vivendo a Palavra
Até que ponto a advertência do Mestre se dirige a cada um de nós? Devemos ouvi-Lo e Lhe responder, pois Jesus nos fala clara e diretamente. Tanto quanto em Corazim ou Betsaida, os sinais da Presença Amorosa do Pai são evidentes hoje: a nossa Vida, a Fé, a Esperança que nos anima, o Amor que vivemos… e o Dom do próprio Filho, o Cristo Jesus! Sejamos agradecidos e, fiéis à Divina Vontade do Pai Misericordioso, vivamos a fraternidade em nossos ambientes comunitários.
Oração Final
Pai querido, que amas teus filhos com ternura maternal, dá-nos sabedoria e coragem para viver a nossa conversão ao Caminho de Jesus em todos os dias de nossa vida, até naquela hora feliz em que, cheios de alegria e gratidão, recebermos o teu abraço Paternal e acolhedor por toda eternidade. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.