meu dia em oração
Sejamos acolhedores e capazes de orar por todos, sem distinção
No Primeiro Livro de Samuel, lemos episódio exemplar do uso indevido de objeto sagrado: liderado pelos dois filhos de Eli – Hofni e Finéias, que se comportavam mal diante do Senhor –, o povo de Israel tenta, mas em vão, usar a Arca da Aliança como um amuleto para vencer os inimigos filisteus.
1ª Leitura
A palavra de Samuel foi dirigida para todo o Israel como palavra do Senhor. Eli estava muito velho. E seus filhos continuavam se comportando mal diante do Senhor. Nesse tempo, os filisteus se uniram para fazer guerra contra Israel. Os israelitas saíram para combater contra eles e acamparam perto de Ebenezer, enquanto os filisteus acamparam em Afec. Os filisteus colocaram-se em ordem de batalha contra Israel. No terrível combate, Israel foi vencido pelos filisteus: de suas fileiras, morreram no campo cerca de quatro mil homens. O exército voltou para o acampamento, e os anciãos de Israel disseram: «Por que o Senhor deixou que fôssemos hoje derrotados pelos filisteus? Vamos a Silo buscar a arca da aliança do Senhor nosso Deus. Ela ficará no meio de nós e nos salvará dos nossos inimigos». Mandaram então trazer de Silo a arca da aliança do Senhor dos exércitos, entronizado entre os querubins. Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli, acompanhavam a arca da aliança de Deus. Quando a arca da aliança do Senhor chegou ao acampamento, todo o Israel lançou um grande grito de guerra, e a terra tremeu. Os filisteus ouviram o barulho do grito e perguntaram entre si: «Que significa esse grito tão forte no acampamento dos hebreus?» Então ficaram sabendo que a arca do Senhor tinha chegado ao acampamento. Apavorados, diziam: «Deus chegou ao acampamento! Ai de nós! É a primeira vez que nos acontece isso! Ai de nós! Quem nos livrará das mãos desse Deus poderoso? Ele feriu o Egito com toda espécie de calamidades e epidemias. Sejam fortes, filisteus! Sejam homens para não se tornarem escravos dos hebreus, como eles foram escravos de vocês. Sejam homens e lutem». Os filisteus começaram o combate. Israel foi vencido, e cada um fugiu para a sua tenda. A derrota foi grande, pois do lado de Israel foram mortos trinta mil guerreiros. A arca de Deus foi tomada e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram. (1Sm 4,1-11)
Salmo ou Hino
Agora nos rejeitas, e já não acompanhas nossos exércitos. Tu nos fazes recuar frente ao opressor e os adversários nos saqueiam. Fazes de nós o ultraje de nossos vizinhos, meneio de cabeça por entre os povos. Desperta, Senhor! Por que dormes? Não nos rejeites mais! Por que escondes a tua face, esquecendo nossa opressão e miséria? (Sl 44,10-11.14-15.24-25.26d)
Evangelho do dia
Naquele tempo, um leproso chegou perto de Jesus e pediu de joelhos: «Se queres, Tu tens o poder de me purificar.» Jesus ficou cheio de ira, estendeu a mão, tocou nele e disse: «Eu quero, fique purificado.» No mesmo instante a lepra desapareceu e o homem ficou purificado. Então Jesus o mandou logo embora, ameaçando-o severamente: «Não conte nada para ninguém! Vá pedir ao sacerdote para examinar você, e depois ofereça pela sua purificação o sacrifício que Moisés ordenou, para que seja um testemunho para eles.» Mas o homem foi embora e começou a pregar muito e a espalhar a notícia. Por isso, Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ele ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte as pessoas iam procurá-lo. (Mc 1,40-45)
Vivendo a Palavra
Jesus tocou no leproso. Quebrava, mais uma vez, a regra que excluía os doentes do convívio social. Que fique para nós, que desejamos ser seus seguidores, a lição de não nos deixarmos vencer por preconceitos, mas que sejamos uma comunidade acolhedora dos diferentes, capaz de orar pelos adversários.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos fraternos com os homens e mulheres que criaste e nos deste como companheiros de peregrinação. Que não façamos exclusões, nem cultivemos preconceitos. Este é o nosso jeito de nos sentirmos filhos do teu Amor Misericordioso e irmãos de Jesus de Nazaré, o teu Verbo Encarnado que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.