meu dia em oração
Sejam misericordiosos, como o Pai de vocês é misericordioso
No texto da Carta aos Colossenses lido hoje, seu autor resume lindamente como devem ser as relações entre os cristãos: que nós nos vistamos de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência, perdão e, acima de tudo, de Amor.
1ª Leitura
Como escolhidos de Deus, santos e amados, vistam-se de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência. Suportem-se uns aos outros e se perdoem mutuamente, sempre que tiverem queixa contra alguém. Cada um perdoe o outro, do mesmo modo que o Senhor perdoou vocês. E acima de tudo, vistam-se com o Amor, que é o laço da perfeição. Que a paz de Cristo reine no coração de vocês. Para essa paz vocês foram chamados, como membros de um mesmo corpo. Sejam também agradecidos. Que a palavra de Cristo permaneça em vocês com toda a sua riqueza, de modo que possam instruir-se e aconselhar-se mutuamente com toda a sabedoria. Inspirados pela graça, cantem a Deus, de todo o coração, salmos, hinos e cânticos espirituais. E tudo o que vocês fizerem através de palavras ou ações, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio dele. (Cl 3,12-17)
Salmo ou Hino
Aleluia! Louvem a Deus no seu templo, louvem a Ele no seu poderoso firmamento! Louvem a Deus por suas façanhas, louvem a Ele por sua imensa grandeza! Louvem a Deus tocando trombetas, louvem a Ele com cítara e harpa! Louvem a Deus com címbalos sonoros, louvem a Ele com címbalos vibrantes! Todo ser que respira louve ao Senhor! Aleluia! (Sl 150,1-6)
Evangelho do dia
Jesus continua proclamando o seu ‘sermão da planície’: «Eu digo a vocês que Me escutam: amem os seus inimigos, e façam o bem aos que odeiam vocês. Desejem o bem aos que os amaldiçoam, e rezem por aqueles que caluniam vocês. Se alguém lhe dá um tapa numa face, ofereça também a outra; se alguém lhe toma o manto, deixe que leve também a túnica. Dê a quem lhe pede e, se alguém tira o que é de você, não peça que devolva. O que vocês desejam que os outros lhes façam, também vocês devem fazer a eles. Se vocês amam somente aqueles que os amam, que gratuidade é essa? Até mesmo os pecadores amam aqueles que os amam. Se vocês fazem o bem somente aos que lhes fazem o bem, que gratuidade é essa? Até mesmo os pecadores fazem assim. E se vocês emprestam somente para aqueles de quem esperam receber, que gratuidade é essa? Até mesmo os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. Ao contrário, amem os inimigos, façam o bem e emprestem, sem esperar coisa alguma em troca. Então, a recompensa de vocês será grande, e vocês serão filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, como também o Pai de vocês é misericordioso. Não julguem, e vocês não serão julgados; não condenem, e não serão condenados; perdoem, e serão perdoados. Deem, e será dado a vocês; colocarão nos braços de vocês uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante. Porque a mesma medida que vocês usarem para os outros, será usada para vocês.» (Lc 6,27-38)
Vivendo a Palavra
Outra vez nós mergulhamos no mais radical mandamento de Jesus: o Amor, que inclui até nosso inimigo. Amor vivido como misericórdia, e não só com palavras; amor que não significa apenas, e nem necessariamente, ‘gostar de alguém’, mas que se traduz em desejar e fazer o bem a todos os irmãos que se encontram ao nosso lado na caminhada.
Oração Final
Pai Santo, nós te damos graças pelo Evangelho de Jesus. Faze-nos profetas que anunciam a Boa Notícia do teu Reino de Amor, que já mostra seus sinais neste mundo. Ele está em nós e entre nós, trazido pelo Cristo Jesus, teu Filho Unigênito que se fez nosso Irmão e contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.