meu dia em oração
Sejam misericordiosos, como o Pai de vocês
Em sua oração, o profeta Daniel fala ao Senhor – Deus imenso e terrível – lembrando que o pecado levou seu povo à vergonha do exílio. No Evangelho, o manso Jesus anuncia a chegada do Reino do Pai e ensina que a misericórdia é a regra para Vida Nova.
1ª Leitura
Então, fiz uma oração ao Senhor Deus, confessando e dizendo: «Ah! Senhor, Deus imenso e terrível, cumpridor da aliança e do amor para com os que te amam e observam os teus mandamentos! Pecamos, praticamos crimes e impiedades, fomos rebeldes e nos desviamos dos teus mandamentos e das tuas sentenças. Não quisemos escutar os profetas, teus servos, que em teu nome falavam aos nossos reis e autoridades, aos nossos pais e a todos os cidadãos. Senhor, do teu lado está a justiça, e para nós fica a vergonha que hoje estamos passando, tanto o cidadão de Judá como o habitante de Jerusalém, e todo o Israel: tanto os que estão perto, quanto os que estão longe, por todos os países por onde tu os espalhaste, por causa dos crimes que praticaram contra ti. Sim, ó Senhor, para nós, para nossos reis, nossas autoridades e nossos pais, só fica a vergonha que estamos passando, pois pecamos contra ti. Com o Senhor nosso Deus está a misericórdia e o perdão, porque nos revoltamos contra ele. Não obedecemos ao nosso Deus, para andarmos de acordo com as leis que ele nos deu por meio dos profetas, seus servos. (Dn 9,4b-10)
Salmo ou Hino
Não recordes contra nós faltas dos antepassados. Que tua compaixão venha até nós, Senhor, pois estamos enfraquecidos. Socorre-nos, pela honra do teu nome! Liberta e perdoa nossos pecados! Chegue à tua presença o gemido do cativo. Quanto a nós, teu povo, ovelhas do teu rebanho, nós te celebramos para sempre e vamos proclamar o teu louvor! (Sl 79,8-9.11.13;Sl 103,10a)
Evangelho do dia
«Sejam misericordiosos, como também o Pai de vocês é misericordioso. Não julguem, e vocês não serão julgados; não condenem, e não serão condenados; perdoem, e serão perdoados. Deem, e será dado a vocês; colocarão nos braços de vocês uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante. Porque a mesma medida que vocês usarem para os outros, será usada para vocês.» (Lc 6,36-38)
Vivendo a Palavra
A ‘pregação na planície’, em Lucas, corresponde ao ‘sermão da montanha’, em Mateus. São ensinamentos que devemos receber com gratidão, guardar com carinho e viver com zelo e amor. O exercício da Misericórdia, que define o Pai, deve ser a regra do nosso relacionamento com nós mesmos, com o próximo e com a natureza.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos fontes de esperança para os companheiros de caminhada. Que superemos o egoísmo e nos tornemos generosos e plenos de misericórdia, guardando no coração o ensinamento e seguindo os passos de Jesus de Nazaré, o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.