meu dia em oração
Sejam fortes! Não tenham medo!
O Profeta transmitia esperança e coragem ao povo que, vivendo sua história cheia de sofrimentos, aguardava a chegada do Messias prometido. Que o mesmo Isaías, que hoje ouvimos, nos anime enquanto aguardamos a segunda vinda gloriosa do Cristo Jesus.
1ª Leitura
Alegrem-se o deserto e a terra seca, o campo floresça de alegria; como o narciso, cubra-se de flores transbordando de contentamento e alegria, pois lhe será dado o esplendor do Líbano, a beleza do Carmelo e do Saron. Todos verão a glória do Senhor, a beleza do nosso Deus. Fortaleçam as mãos cansadas, firmem os joelhos cambaleantes; digam aos corações desanimados: «Sejam fortes! Não tenham medo! Vejam o Deus de vocês: Ele vem para vingar, Ele traz um prêmio divino, Ele vem para salvar vocês». Então, os olhos dos cegos vão se abrir, e se abrirão também os ouvidos dos surdos; os aleijados saltarão como cervo e a língua do mudo cantará, porque jorrarão águas no deserto e rios na terra seca. A terra seca se mudará em vargens, e o chão seco se encherá de fontes. E onde viviam os lobos, a erva se transformará em taboa e junco. Haverá aí uma estrada, um caminho, que chamarão de caminho santo. Impuro nenhum passará por ele, e os bobos não vão errar o caminho. Aí não haverá leão, nenhum animal selvagem poderá alcançar esse caminho. Por ele só andarão os que foram redimidos e os que foram resgatados pelo Senhor. Cantando, irão voltar e chegar até Sião: carregarão uma alegria sem fim e serão acompanhados de prazer e alegria; a tristeza e o pranto fugirão. (Is 35,1-10)
Salmo ou Hino
Vou escutar o que o Senhor diz: «Deus anuncia a paz ao seu povo». A salvação está próxima dos que O temem, a glória habitará na terra. Amor e Fidelidade se encontram, Justiça e Paz se abraçam. A Fidelidade brotará da terra e a Justiça se inclinará do céu. O Senhor dará a chuva, e a terra dará o fruto. A Justiça caminhará à frente dele, a salvação seguirá os seus passos. (Sl 85,9-14)
Evangelho do dia
Certo dia, Jesus estava ensinando. Estavam aí, sentados, fariseus e doutores da Lei, vindos de todos os povoados da Galileia, da Judeia e até de Jerusalém. E o poder do Senhor estava em Jesus, fazendo-o realizar curas. Chegaram, então, algumas pessoas levando, numa cama, um homem que estava paralítico; tentavam introduzi-lo e colocá-lo diante de Jesus. Mas, por causa da multidão, não conseguiam introduzi-lo. Subiram então ao terraço e, através das telhas, desceram o homem com a cama, no meio, diante de Jesus. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: «Homem, seus pecados estão perdoados.» Os doutores da Lei e os fariseus começaram a pensar: «Quem é esse, que está falando blasfêmias? Ninguém pode perdoar pecados, porque só Deus tem poder para isso!» Mas Jesus percebeu o que eles estavam pensando. Tomou então a palavra, e disse: «Por que vocês pensam assim? O que é mais fácil? Dizer: ‘Seus pecados estão perdoados’. Ou dizer: ‘Levante-se e ande’? Pois bem: para vocês ficarem sabendo que o Filho do Homem tem poder para perdoar pecados, – disse Jesus ao paralítico – eu ordeno a você: Levante-se, pegue a sua cama, e volte para casa.» No mesmo instante, o homem se levantou diante deles, pegou a cama onde estava deitado, e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram admirados, e louvavam a Deus. Ficaram cheios de medo, e diziam: «Hoje vimos coisas estranhas.» (Lc 5,17-26)
Vivendo a Palavra
Os milagres de Jesus são sinais, que apontam para realidades transcendentes que Ele quer anunciar. Nós precisamos ir além do fato, buscar seu significado. Na cura do paralítico, Jesus mesmo esclarece para onde esse sinal aponta: para o Reino do Pai, lugar do perdão e da cura, e para a unidade pessoal que Ele tinha com o Pai, de onde nascia seu poder de perdoar pecados.
Oração Final
Pai Santo, que enviaste teu Filho Unigênito para anunciar a chegada do Reino de Amor, faze-nos uma Igreja seguidora dele, pronta para perdoar, aberta para acolher, disponível para curar os homens e mulheres que puseste ao nosso lado nesta vida abençoada. Pelo mesmo Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.