meu dia em oração
Seguir o Mestre requer vontade, liberdade e coragem
O Senhor pôs você diante do fogo e da água, e você poderá estender a mão para aquilo que quiser. A vida e a morte estão diante dos homens, e a cada um será dado o que escolher. A sabedoria do Senhor é grande, Ele é Todo-poderoso e vê tudo. (Eclo 15,16-21)
1ª Leitura
Na realidade, é aos maduros na fé que falamos de uma Sabedoria que não foi dada por este mundo, nem pelas autoridades passageiras deste mundo. Ensinamos uma coisa misteriosa e escondida: a Sabedoria de Deus, aquela que Ele projetou desde o princípio do mundo para nos levar à sua Glória. Nenhuma autoridade do mundo conheceu tal Sabedoria, pois se a tivessem conhecido não teriam crucificado o Senhor da Glória. Mas, como diz a Escritura: «o que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração do homem não percebeu, foi isso que Deus preparou para aqueles que O amam.» Deus, porém, o revelou a nós pelo Espírito. Pois o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundidades de Deus. (1Cor 2,6-10)
Salmo ou Hino
Felizes os íntegros em seu Caminho. Tu promulgaste teus Preceitos para serem observados. Que os meus Caminhos sejam firmes, que eu observe os teus Estatutos. Abre os meus olhos, para eu contemplar as maravilhas da tua Vontade. Senhor, mostra-me o caminho dos teus Estatutos, eu quero guardá-los. Ensina-me a cumprir a tua Vontade. (Sl 119,1-2.4-5.17-18.33-34)
Evangelho do dia
Jesus continuava o seu Sermão da Montanha: «Não pensem que Eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento. Eu garanto a vocês: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem sequer uma letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só desses Mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no Reino do Céu. Com efeito, Eu lhes garanto: se a justiça de vocês não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino do Céu. Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: ‘Não mate! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: ‘imbecil’, se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de ‘idiota’, merece o fogo do inferno. Portanto, se você for até o altar para levar a sua oferta, e aí se lembrar de que o seu irmão tem alguma coisa contra você, deixe a oferta aí diante do altar, e vá primeiro fazer as pazes com seu irmão; depois, volte para apresentar a oferta. Se alguém fez alguma acusação contra você, procure logo entrar em acordo com ele, enquanto estão a caminho do tribunal; senão o acusador entregará você ao juiz, o juiz o entregará ao guarda, e você irá para a prisão. Eu garanto: daí você não sairá, enquanto não pagar até o último centavo. Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não cometa adultério’. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que olha para uma mulher e deseja possuí-la, já cometeu adultério com ela no coração. Se o olho direito leva você a pecar, arranque-o e jogue-o fora! É melhor perder um membro, do que o seu corpo todo ser jogado no inferno. Se a mão direita leva você a pecar, corte-a e a jogue fora! É melhor perder um membro do que o seu corpo todo ir para o inferno. Quem se divorciar de sua mulher, lhe dê uma certidão de divórcio’. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada, comete adultério Vocês ouviram também o que foi dito aos antigos: ‘Não jure falso’, mas ‘cumpra os seus juramentos para com o Senhor’. Eu, porém, lhes digo: não jurem de modo algum: nem pelo Céu, porque é o Trono de Deus; nem pela Terra, porque é o suporte onde ele apoia os pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. Não jure nem mesmo pela sua própria cabeça, porque você não pode fazer um só fio de cabelo ficar branco ou preto. Diga apenas ‘sim’, quando é ‘sim’; e ‘não’, quando é ‘não’. O que você disser além disso, vem do Maligno.» (Mt 5,17-37)
Vivendo a Palavra
A Lei Antiga, de Moisés, era como uma cerca: prescrições a serem observadas e cumpridas. A Lei Nova trazida por Jesus – o Amor – é uma seta que aponta a direção em que devemos caminhar com criatividade e liberdade, até que chegue o nosso dia de receber o abraço definitivo do Pai. Seguir o Mestre requer vontade, liberdade e coragem.
Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a compreender que o caminho da santidade que nos propões não se satisfaz com a obediência a prescrições, mas exige a nossa entrega total e criativa aos companheiros de jornada que colocaste ao nosso lado como irmãos no Caminho do Reino. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.