meu dia em oração
São Tiago, Apóstolo: «Acreditei, por isso falei!»
A vida de Tiago mostra que o Apóstolo foi modelo de doação, gratuidade, força e fidelidade ao Mestre e ao Reino do Pai.
1ª Leitura
Todavia, esse tesouro nós o levamos em vasos de barro, para que todos reconheçam que esse incomparável poder pertence a Deus e não é propriedade nossa. Somos atribulados por todos os lados, mas não desanimamos; somos postos em extrema dificuldade, mas não somos vencidos por nenhum obstáculo; somos perseguidos, mas não abandonados; prostrados por terra, mas não aniquilados. Sem cessar e por toda parte levamos em nosso corpo a morte de Jesus, a fim de que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo. De fato, embora estejamos vivos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, a fim de que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. Desse modo, em nós trabalha a morte; e em vocês, a vida. Animados pelo mesmo espírito de fé, sobre o qual está escrito: «Acreditei, por isso falei», também nós acreditamos e por isso falamos. Pois sabemos que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos ressuscitará com Jesus e nos colocará ao lado dele juntamente com vocês. E tudo isso se realiza em favor de vocês, para que a graça, multiplicando-se entre muitos, faça transbordar a ação de graças para a glória de Deus. (2Cor 4,7-15)
Salmo ou Hino
Quando o Senhor mudou a sorte de Sião, parecíamos sonhar: a nossa boca se encheu de riso. Até entre as nações se comentava: «O Senhor foi grande com eles!» Sim, foi grande. Que Ele mude a nossa sorte. Os que semeiam com lágrimas, ceifam em meio a canções. Vão andando e chorando ao levar a semente. Ao regressar, voltam cantando, trazendo seus feixes. (Sl 126,1-6)
Evangelho do dia
A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos, e ajoelhou-se para pedir alguma coisa. Jesus perguntou: «O que você quer?» Ela respondeu: «Promete que meus dois filhos se sentem, um à tua direita e o outro à tua esquerda, no teu Reino.» Jesus, então, disse: «Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso, vocês podem beber o cálice que eu vou beber?» Eles responderam: «Podemos.» Então Jesus disse: «Vocês vão beber do meu cálice. Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou esquerda. É meu Pai quem dará esses lugares àqueles para os quais ele mesmo preparou.» Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram com raiva dos dois irmãos. Mas Jesus chamou-os, e disse: «Vocês sabem: os governadores das nações têm poder sobre elas, e os grandes têm autoridade sobre elas. Entre vocês não deverá ser assim: quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servidor de vocês; e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tornar-se servo de vocês. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir, e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos.» (Mt 20,20-28)
Vivendo a Palavra
O Evangelho mostra que a gratuidade é característica essencial no seguimento de Jesus. Não se trata de assegurar lugares privilegiados no Reino do Céu: nós devemos aprender que viver o Amor, como Jesus viveu, é participar, desde agora, da festa eterna que Ele tem preparada para cada um de nós, junto ao Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai Santo, que colocaste Tiago muito próximo de Jesus de Nazaré e fizeste dele um pilar para a Igreja que nascia, dá-nos a fé e a perseverança que deste ao Apóstolo, para que nos mantenhamos para sempre como humildes peregrinos no Caminho do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.