meu dia em oração
São Pedro e São Paulo, apóstolos: exemplos de amor a Deus e à Igreja
Herodes mandou matar Tiago e prender Pedro. Pedro dormia. De repente, apareceu o anjo do Senhor e o acordou. As correntes caíram e Pedro acompanhou o anjo. Depois chegaram ao portão, que se abriu sozinho. Eles saíram e o anjo o deixou. Então Pedro caiu em si e disse: «Agora sei que o Senhor de fato enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes.» (At 12,1-11)
1ª Leitura
Quanto a mim, meu sangue está para ser derramado em libação, e chegou o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé. Agora só me resta a coroa da justiça que o Senhor, justo Juiz, me entregará naquele Dia; e não somente para mim, mas para todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação. Mas o Senhor ficou comigo e me encheu de força, a fim de que eu pudesse anunciar toda a mensagem, e ela chegasse aos ouvidos de todas as nações. E assim eu fui liberto da boca do leão. O Senhor me libertará de todo mal e me levará para o seu Reino eterno. Ao Senhor, glória para sempre. Amém! (2Tm 4,6-8.17-18)
Salmo ou Hino
Vou bendizer ao Senhor o tempo todo. Eu me orgulho por causa dele: que os pobres ouçam e fiquem alegres. Juntos exaltemos o seu Nome. Consultei ao Senhor, Ele me livrou dos temores. Olhem para Ele e ficarão felizes, o rosto de vocês não ficará envergonhado. Este pobre gritou, o Senhor ouviu. Provem: vejam como Ele é bom: feliz quem nele se abriga. (Sl 34,2-9)
Evangelho do dia
Jesus chegou à região de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» Eles responderam: «Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas.» Então Jesus perguntou-lhes: «E vocês, quem dizem que Eu sou?» Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.» Jesus disse: «Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso Eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu.» (Mt 16,13-19)
Vivendo a Palavra
Simbolizados por Pedro e Paulo, nós damos graças ao Pai Misericordioso por todos os irmãos que a Providência colocou à nossa frente para construir a sua Igreja. Que, muito mais do que apenas agradecidos, nós assumamos a missão que motivou suas vidas: anunciar ao mundo que o Reino de Deus está dentro de nós, trazido pelo Cristo, que se fez nosso irmão em Jesus de Nazaré.
Oração Final
Pai Santo, Pedro negou, Paulo perseguiu. Mas a tua Graça fez deles pilares fundamentais para a caminhada da Igreja. Também nós pecamos. Perdoa-nos, amado Pai, e faze de nós mensageiros do Amor aos peregrinos que seguem junto a nós nesta viagem encantada por teu Reino. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.