meu dia em oração
São Pedro e São Paulo, Apóstolos
Nesse tempo, o rei Herodes decidiu prender Pedro. Pedro dormia entre dois soldados. De repente, apareceu o anjo do Senhor e lhe disse: «Levante-se depressa.» Pedro disse: «Agora sei que o Senhor de fato enviou o seu anjo para me libertar.» (At 12,1-11)
1ª Leitura
Quanto a mim, meu sangue está para ser derramado em libação, e chegou o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé. Agora só me resta a coroa da justiça que o Senhor, justo Juiz, me entregará naquele Dia; e não somente para mim, mas para todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação. Mas o Senhor ficou comigo e me encheu de força, a fim de que eu pudesse anunciar toda a mensagem, e ela chegasse aos ouvidos de todas as nações. E assim eu fui liberto da boca do leão. O Senhor me libertará de todo mal e me levará para o seu Reino eterno. Ao Senhor, glória para sempre. Amém! (2Tm 4,6-8.17-18)
Salmo ou Hino
Vou bendizer ao Senhor o tempo todo. Repitam comigo: O Senhor é grande! Juntos exaltemos o seu nome. Olhem para Ele e ficarão felizes, o rosto de vocês não ficará envergonhado. Este pobre gritou, o Senhor ouviu e o salvou. O anjo do Senhor acampa ao redor dos que o temem e os liberta. Provem e vejam como o Senhor é bom: feliz o homem que nele se abriga. (Sl 34,2-9)
Evangelho do dia
Jesus chegou à região de Cesareia de Filipe, e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» Eles responderam: «Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas.» Então Jesus perguntou-lhes: «E vocês, quem dizem que eu sou?» Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.» Jesus disse: «Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu.» (Mt 16,13-19)
Vivendo a Palavra
Jesus não escolheu anjos para a missão, mas homens, falíveis como toda a humanidade. Pedro, a quem atribuiu a firmeza da rocha, teve medo e foi capaz de negá-lo. Paulo, era um perseguidor terrível até ser chamado no caminho de Damasco. Nós, que compartilhamos com os dois seus momentos de fraqueza humana, peçamos ao Espírito que nos faça capazes de amar como eles amaram.
Oração Final
Pai Santo, que entregando a Igreja a Pedro e Paulo mostraste que ela não deve ser feita de anjos, mas de homens e mulheres (e para acolher homens e mulheres!), envia sobre nós o teu Espírito e nos transforma em testemunhas do teu entranhado Amor de Pai que tem ternura materna. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.