meu dia em oração
São Paulo: “Já não sou eu que vivo, é o Cristo que vive em mim”
A Igreja celebra hoje a conversão de São Paulo Apóstolo, considerado por muitos o maior condutor de homens da história humana. Dois mil anos antes de ser criada a palavra ‘inculturação’, Paulo foi o responsável pela expansão do Cristianismo: fiel à essência hebraica da Doutrina de Jesus, ele, capaz de se expressar em grego, comunicou a Mensagem da Libertação revestida da linguagem ocidental.
1ª Leitura
«Eu sou judeu. Nasci em Tarso da Cilícia, mas fui educado nesta cidade, formado na escola de Gamaliel, seguindo a linha mais escrupulosa dos nossos antepassados, cheio de zelo por Deus, como todos vocês o são agora. Persegui mortalmente este Caminho, prendendo e lançando à prisão homens e mulheres, como o sumo sacerdote e todos os anciãos podem testemunhar. Eles até me deram carta de recomendação para os irmãos de Damasco, e para lá me dirigi, a fim de trazer algemados os que lá estivessem, a fim de serem punidos aqui em Jerusalém. No entanto, aconteceu que na viagem, estando já perto de Damasco, aí pelo meio-dia, de repente uma grande Luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. Então caí por terra e ouvi uma Voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que você Me persegue?’ Eu perguntei: ‘Quem és Tu, Senhor?’ Ele me respondeu: ‘Eu sou Jesus, o Nazareu, a quem você está perseguindo!’ Meus companheiros viram a Luz, mas não ouviram a Voz que me falava. Então perguntei: ‘Senhor, o que devo fazer?’ E o Senhor me respondeu: ‘Levante-se e vá para Damasco. Aí vão explicar tudo o que Deus quer que você faça.’ Como eu não podia enxergar por causa do brilho daquela Luz, cheguei a Damasco guiado pela mão dos meus companheiros. Havia na cidade certo Ananias, homem piedoso e fiel à Lei, com boa reputação junto a todos os judeus que aí moravam. Ele veio ao meu encontro e me disse: ‘Saulo, meu irmão, recupere a vista!’ No mesmo instante recuperei a vista e pude vê-lo. Então ele me disse: ‘O Deus de nossos antepassados o destinou a conhecer a sua Vontade, a ver o Justo e a ouvir a sua própria Voz. Porque você vai ser a sua testemunha de todas as coisas que viu e ouviu, diante de todos os homens. Agora, não perca tempo: levante-se, receba o batismo e lave os seus pecados, invocando o Nome dele». (At 22,3-16)
Salmo ou Hino
Louvem ao Senhor, nações todas, e O glorifiquem todos os povos! Pois o seu Amor por nós é firme, e sua Fidelidade é para sempre! Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade. Aleluia! (Sl 117,1-2)
Evangelho do dia
Naquela hora, Jesus disse aos seus discípulos: «Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade. Quem acreditar e for batizado, será salvo. Quem não acreditar, será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que acreditarem são estes: expulsarão demônios em meu Nome, falarão novas línguas; se pegarem cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; quando colocarem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.» (Mc 16,15-18)
Vivendo a Palavra
Quando nos colocamos diante dessas expressões e nos recordamos de Paulo, nós descobrimos que, palavra por palavra, elas soam como profecias realizadas na pessoa do Apóstolo. Grande modelo de conversão, fidelidade e coragem, Paulo viveu plena e apaixonadamente o chamado de Jesus e a Missão de Cristão.
Oração Final
Pai querido, nossos corações Te louvarão para sempre! Tu, que um dia escolheste Paulo para ser testemunha em tua Igreja, guia nossos passos para que, fiéis ao exemplo do Apóstolo, vivamos seguindo o Caminho de Jesus e, com certeza, nós possamos repetir com ele, cheios de Alegria: “Já não sou eu que vivo: é o Cristo que vive em mim!” Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.