meu dia em oração
São Matias, apóstolo
O Salmo ensina que pessoas não são substituíveis: a morada de Judas deve ficar vazia; mas o seu cargo deve ser preenchido. O Livro dos Atos conta hoje a história de Matias e como – em meio a orações ao Espírito Santo – ele se tornou o novo Apóstolo.
1ª Leitura
Nesses dias, aí estava reunido um grupo de mais ou menos cento e vinte pessoas. Pedro levantou-se no meio dos irmãos e falou: «Irmãos, era preciso que se cumprisse aquilo que o Espírito Santo, por meio de Davi, tinha anunciado na Escritura a respeito de Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus. Judas era um do nosso grupo e participava do nosso serviço. Pois no livro dos Salmos está escrito: ‘Que sua moradia fique deserta e ninguém habite nela.’ E ainda: ‘Que outro ocupe o seu cargo.’ Há outros homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor vivia no meio de nós, desde o batismo de João até o dia em que foi levado ao céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para testemunhar a ressurreição.» Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Bársabas e apelidado o Justo, e também Matias. Em seguida fizeram esta oração: «Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tu escolheste para ocupar, no serviço do apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino.» Então tiraram a sorte entre os dois. E a sorte caiu em Matias, que foi juntado ao número dos onze apóstolos. (At 1,15-17.20-26)
Salmo ou Hino
Aleluia! Louvem, o nome do Senhor! Seja bendito desde agora e para sempre. O Senhor se eleva sobre todos os povos, sua glória está acima do céu! Quem é igual ao Senhor nosso Deus, que se eleva em seu trono, e se abaixa para olhar pelo céu e pela terra? Ele ergue da poeira o fraco e tira do lixo o indigente, fazendo-o sentar-se ao lado dos príncipes do seu povo. (Sl 113,1-8)
Evangelho do dia
Jesus continuou sua revelação aos discípulos: «Assim como meu Pai me amou, Eu também amei vocês: permaneçam no meu amor. Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como Eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como Eu amei vocês. Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos. Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu estou mandando. Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que seu patrão faz; Eu chamo vocês de amigos, porque Eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai. Não foram vocês que me escolheram, mas fui Eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome. O que Eu mando é isto: amem-se uns aos outros.» (Jo 15,9-17)
Vivendo a Palavra
Jesus não deixa dúvidas: “O meu mandamento…” no singular! O Amor é a síntese e a plenitude das 365 normas impositivas e 248 proibições da Lei do Templo ditada pelos fariseus. E nos promete a alegria – a Sua Alegria, completa! O Papa Francisco tem nos ajudado a descobrir essa Alegria do Evangelho. Estejamos atentos para ouvi-lo.
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a discernir entre os prazeres que o mundo nos oferece e a alegria que nasce na nossa busca pela justiça. Os prazeres são passageiros e enganosos, mas a alegria verdadeira da alma é fruto da tua Presença em nós. Pai amado, permanece em nós hoje e para sempre! Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.