meu dia em oração
São José Operário – exemplo de humildade e fidelidade a Deus
Paulo e Barnabé estão em sua primeira viagem missionária. Eles anunciam a libertação trazida por Jesus de Nazaré, o Cristo prometido. Os judeus se recusam a aceitar a Boa Notícia, mas os pagãos a acolhem com alegria. Daí nascem o ciúme e as perseguições. Ouçamos os Atos dos Apóstolos.
1ª Leitura
No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir de Paulo e Barnabé a Palavra de Deus. Quando os judeus viram aquela multidão, ficaram cheios de inveja e com blasfêmias se opunham ao que eles diziam. Então, com mais coragem ainda, Paulo e Barnabé declaram: «Era preciso anunciar a Palavra de Deus, em primeiro lugar para vocês, que são judeus. Porém, como vocês a rejeitam e não se julgam dignos da Vida Eterna, saibam que nós vamos dedicar-nos aos pagãos. Porque é esta a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu coloquei você como Luz para as nações, para que leve a Salvação até aos extremos da terra’.» Os pagãos ficaram muito contentes quando ouviram isso, e começaram a elogiar a Palavra do Senhor. E todos os que estavam destinados à Vida Eterna abraçaram a Fé. Desse modo, a Palavra do Senhor se espalhava por toda a região. No entanto, os judeus instigaram algumas senhoras ricas e piedosas, e também os líderes da cidade; e provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e os expulsaram do seu território. Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés e foram para a cidade de Icônio. Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. (At 13,44-52)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo, pois Ele fez maravilhas: sua Direita e seu Braço Santo lhe deram a vitória. O Senhor fez conhecer sua vitória, revelou sua Justiça às nações. Lembrou-se do seu Amor e fidelidade em favor da Casa de Israel. Os confins da terra contemplaram a vitória do nosso Deus. Terra inteira, aclame ao Senhor e dê gritos de alegria! (Sl 98,1-4)
Evangelho do dia
Jesus continuou falando aos discípulos: «Se vocês Me conhecem, conhecerão também o meu Pai. Desde agora vocês O conhecem e já O viram.» Filipe disse a Jesus: «Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta para nós.» Jesus respondeu: «Faz tanto tempo que estou no meio de vocês, e você ainda não Me conhece, Filipe? Quem Me viu, viu o Pai. Como é que você diz: ‘Mostra-nos o Pai’? Você não acredita que Eu estou no Pai, e que o Pai está em Mim? As palavras que digo a vocês, não as digo por Mim mesmo, mas o Pai que permanece em Mim, Ele é que realiza suas obras. Acreditem em Mim: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditem nisso, ao menos por causa destas obras. Eu garanto a vocês: quem acredita em Mim, fará as obras que Eu faço, e fará maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai. O que vocês pedirem em meu Nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se vocês pedirem qualquer coisa em meu Nome, Eu o farei.» (Jo 14,7-14)
Vivendo a Palavra
<Vivendo a Palavra>
Talvez a melhor homenagem que possamos prestar ao humilde e corajoso José neste seu dia seja respeitar o seu silêncio e ouvir a voz do Filho, Jesus de Nazaré, com a consoladora afirmação de que existem muitas moradas na casa de seu (e nosso) Pai, e que Ele, o Cristo, está preparando lugar para cada um de nós, peregrinos desta terra encantada. Está acesa a nossa Esperança!
Oração Final
Pai nosso, muito querido, que enriqueces a História da nossa Salvação com exemplos santos e confortadores, nós pedimos que a contemplação do papel silencioso de José, o santo operário, aumente a Fé e o Amor vividos entre os cristãos. Amado Pai, que a Igreja seja testemunha da esperança que nos trouxe o Cristo Jesus, teu Filho que entregaste aos cuidados humanos do humilde e generoso José. Pelo mesmo Cristo Jesus, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.