meu dia em oração
São José, filho de Davi e esposo de Maria
O Senhor falou a Natã: «Diga a meu servo Davi: quando você repousar junto a seus antepassados, eu exaltarei a sua descendência. Ele é que vai construir uma casa para o meu nome. Serei para ele um pai e ele será um filho para mim.». (2Sm 7,4-5a.12-14a.16)
Salmo ou Hino
Cantarei o amor do Senhor: «Teu amor é um edifício eterno.». Selei uma aliança com o meu eleito, jurando ao meu servo Davi: «Vou estabelecer sua descendência e de geração em geração vou construir um trono para você». Ele me invocará: ‘Tu és o meu pai, meu Deus e salvador!’ Para sempre vou manter com ele o meu amor, e a aliança será firme. (Sl 89,2-5.27,29.37)
1ª Leitura
Não por causa da Lei, mas por causa da justiça da fé, que a promessa de receber o mundo em herança foi feita a Abraão ou à sua descendência. A herança, portanto, vem através da fé, para que seja gratuita e para que a promessa seja garantida a toda a descendência, não só à descendência segundo a Lei, mas também à descendência segundo a fé de Abraão, que é o pai de todos nós. De fato, a Escritura diz: «Eu constituí você pai de muitas nações.» Abraão é o nosso pai diante daquele no qual ele acreditou, o Deus que faz os mortos viverem e que chama à existência aquilo que não existe. Esperando contra toda esperança, Abraão acreditou e tornou-se o pai de muitas nações, conforme foi dito a ele: «Assim será a sua descendência.» Eis o motivo pelo qual isso lhe foi creditado como justiça. (Rm 4,13.16-18.22)
Evangelho do dia
Jacó foi o pai de José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Messias. A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: «José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.» Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa. (Mt 1,16.18-21.24a)
Vivendo a Palavra
A força interior de José, sua fé sem questionamentos, o silêncio humilde e a proteção eficaz à Sagrada Família fazem dele o Patrono da Igreja e modelo a ser seguido por todos nós, que nos dizemos e desejamos ser os discípulos de Jesus de Nazaré, evangelizadores deste século 21.
Oração Final
Pai Santo, lembramos com carinho de José, a quem entregaste o cuidado de Maria e Jesus. Com ardor desejamos seguir seu modelo ao nos relacionarmos com os companheiros de jornada. Faze-nos humildes, discretos e zelosos como José, nós te pedimos, Pai amado, pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.