meu dia em oração
São Joaquim e Sant’Ana.
Joaquim e Ana, os pais de Maria, personificam as figuras descritas no Livro Eclesiástico que são lembradas na leitura do dia. Conforme a profecia, seus corpos foram sepultados em paz; o nome deles vive através das gerações e a Igreja celebra o seu louvor.
1ª Leitura
Vamos fazer o elogio dos homens ilustres, nossos antepassados através das gerações. Aqueles que vamos lembrar foram homens de bem, cujos atos de justiça não foram esquecidos. Na sua descendência, eles têm uma rica herança, que é a sua posteridade. Seus descendentes permanecem fiéis às alianças e, graças a eles, também seus netos. A descendência deles permanecerá para sempre e sua fama jamais se apagará. Seus corpos foram sepultados em paz, e o nome deles viverá através das gerações. Os povos proclamarão a sabedoria deles e a assembleia celebrará o seu louvor. (Eclo 44,1.10-15)
Salmo ou Hino
O Senhor jurou a Davi: «É um fruto do seu ventre que eu vou colocar em seu trono: «Ela é a minha mansão, aí vou habitar. Farei brotar o vigor de Davi, acenderei uma lâmpada para o meu messias. Vestirei seus inimigos de vergonha, e sobre ele vai brilhar a minha coroa. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo.» (Sl 132,11.13-14.17-18; Lc 1,32a)
Evangelho do dia
Vocês, porém, são felizes, porque seus olhos veem e seus ouvidos ouvem. Eu garanto a vocês: muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, e não puderam ver; desejaram ouvir o que vocês estão ouvindo, e não puderam ouvir.» (Mt 13,16-17)
Vivendo a Palavra
A felicidade a que Jesus se referia – a de poder vê-lo, ouvi-lo e conviver com Ele – é ainda maior e mais completa para nós, que somos testemunhas da sua Ressurreição, discípulos missionários da sua Igreja, assistidos pela promessa de que Ele está conosco até o fim dos tempos.
Oração Final
Pai Santo, lembrando carinhosamente de Joaquim e Ana, a família de Maria de Nazaré, nós te damos graças pelas comunidades em que nos colocaste – família, Igreja, sociedade – e onde procuramos exercitar a experiência do Amor, vivido e ensinado pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez humano como nós e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.