meu dia em oração
São Francisco de Assis: «Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa Paz!»
Baruc se apresenta logo após Jeremias, de quem foi uma espécie de secretário. É mais um livro sapiencial do que profético. O texto lido hoje é um verdadeiro exame de consciência do povo, onde se recorda a fidelidade do Senhor e as traições dos filhos de Israel – bem parecidas com as nossas traições de hoje….
1ª Leitura
Eis o texto: «Confessamos que o Senhor nosso Deus é justo e a nós cabe hoje a vergonha, a nós, cidadãos de Judá e habitantes de Jerusalém, reis e autoridades nossas, sacerdotes, profetas e antepassados nossos, porque pecamos contra o Senhor, desobedecemos, não ouvimos a voz do Senhor nosso Deus, deixamos de seguir as orientações que Ele nos colocou diante dos olhos. Desde o dia em que o Senhor tirou nossos antepassados do Egito até hoje, nós só desobedecemos ao Senhor nosso Deus e não fizemos caso de ouvir a sua voz. Assim nos acompanham até os dias de hoje desgraças e maldições com que o Senhor ameaçou ao seu servo Moisés, quando tirou nossos antepassados do Egito para nos dar uma terra onde corre leite e mel. Nós, porém, nunca demos atenção à voz do Senhor nosso Deus, que nos falava pela palavra dos profetas que Ele nos enviava. Pelo contrário, cada um de nós seguia suas más inclinações, prestando culto aos deuses estrangeiros e praticando o que é mau aos olhos do Senhor nosso Deus. (Br 1,15-22)
Salmo ou Hino
Ó Deus, as nações profanaram o teu Templo santo. Deram os cadáveres dos teus servos como alimento às aves do céu. Derramaram o sangue deles, e ninguém os enterrava. Nós nos tornamos ultraje para nossos vizinhos. Até quando, Senhor? Não recordes as faltas de nossos antepassados. Que tua compaixão venha logo até nós. Socorre-nos, ó Deus Salvador! (Sl 79,1-5.8-9)
Evangelho do dia
Jesus continuou falando aos seus conterrâneos: «Ai de você, Corazin! Ai de você, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no meio de vocês, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura que vocês. Ai de você, Cafarnaum! Será erguida até o céu? Será jogada no inferno, isso sim! Quem escuta vocês, escuta a Mim, e quem rejeita vocês, rejeita a Mim; mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou.» (Lc 10,13-16)
Vivendo a Palavra
O Mestre continua, hoje, enviando os seus discípulos. Ele lembra que a quem muito foi dado, muito será pedido. Nós, que recebemos a revelação do Reino, devemos ser os primeiros a nos converter, aceitando a porta estreita (a opção é decisão pessoal e não coletiva…) e o caminho é áspero. Vivamos com alegria a Revelação – a Boa Notícia que Jesus nos trouxe!
Oração Final
Pai Santo, nós te damos graças pela vida de Francisco de Assis, de quem nós celebramos hoje a memória inesquecível. Que nos lembremos de seu exemplo de humildade e do seu jeito pessoal de seguir os passos do Mestre, Jesus de Nazaré. E que, como ele, nós Te glorifiquemos com nossa vida e testemunho de Amor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.