meu dia em oração
São Bartolomeu, nos ensina a abandonar os preconceitos
O Apocalipse mostra a realidade escondida, o Novo Céu e a Nova Terra, a plena realização do que significa Emanuel – Deus conosco. A Nova Jerusalém terá portas acolhedoras abertas em todas as direções, indicando a vocação universal do Reino de Deus – e da Igreja de Jesus!
1ª Leitura
E me levou em espírito até um grande e alto monte. E mostrou para mim a Cidade Santa, Jerusalém que descia do céu, de junto de Deus, com a glória de Deus. Seu esplendor é como de uma pedra preciosíssima, pedra de jaspe cristalino. Ela está cercada por alta e grossa muralha, com doze portas. Sobre as portas há doze Anjos. Cada porta tem um nome escrito: os nomes das doze tribos de Israel. São três portas no lado do oriente, três portas ao norte, três portas ao sul e três portas no lado do poente. A muralha da cidade tem doze pilares. E nos pilares está escrito o nome dos doze apóstolos do Cordeiro. (Ap 21,9b-14)
Salmo ou Hino
Que tuas obras agradeçam, Senhor, e teus fiéis te bendigam. Proclamem a glória do teu reino e falem das tuas façanhas. Teu reino é reino para os séculos todos. O Senhor é fiel às suas palavras, amoroso em suas obras, justo em seus caminhos e fiel. Ele está perto de todos aqueles que o invocam, de todos os que o invocam sinceramente. (Sl 145,10-13.17-18)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Filipe se encontrou com Natanael e disse: «Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e também os profetas: é Jesus de Nazaré, o filho de José.» Natanael disse: «De Nazaré pode sair coisa boa?» Filipe respondeu: «Venha, e você verá.» Jesus viu Natanael aproximar-se e comentou: «Eis aí um israelita verdadeiro, sem falsidade.» Natanael perguntou: «De onde me conheces?» Jesus respondeu: «Antes que Filipe chamasse você, eu o vi quando você estava debaixo da figueira.» Natanael respondeu: «Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel!» Jesus disse: «Você está acreditando só porque eu lhe disse: ‘Vi você debaixo da figueira’? No entanto, você verá coisas maiores do que essas.» E Jesus continuou: «Eu lhes garanto: vocês verão o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.» (Jo 1,45-51)
Vivendo a Palavra
Bartolomeu (ou Natanael), desde logo nos ensina que devemos abandonar os preconceitos (aqueles rótulos que colocamos nas pessoas), para ouvir a todos os irmãos com cuidado e carinho, pois no mais humilde deles está presente o mesmo Espírito Santo que, com muita gratidão, dizemos que habita em nós.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos discípulos verdadeiros e sem falsidades, como foi Natanael. Inspira-nos para que formemos uma Igreja acolhedora, de portas abertas, libertadora, misericordiosa, sem preconceitos ou discriminação de qualquer natureza. Nós só desejamos, Pai querido, seguir o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.