meu dia em oração
São Barnabé apóstolo: amor e coragem no anúncio do Reino
Barnabé era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé – assim está escrito na leitura de hoje. Lembrando sua atuação ao lado de Paulo, a Igreja deseja que seu exemplo de amor e coragem no anúncio do Reino do Pai Misericordioso seja seguido por todos nós.
1ª Leitura
A mão do Senhor estava com eles, de modo que foi grande o número dos que acreditaram e se converteram ao Senhor. A notícia chegou aos ouvidos da igreja de Jerusalém, e esta enviou Barnabé para Antioquia. Quando Barnabé chegou e viu a graça de Deus, ficou muito contente e os animou a permanecerem de todo o coração ligados ao Senhor. Barnabé era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma considerável multidão se uniu ao Senhor. Barnabé foi, então, para Tarso em busca de Saulo. E o encontrou e levou para Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos nessa igreja, e instruíram muita gente. Foi em Antioquia que, os discípulos receberam pela primeira vez, o nome de «cristãos.» Havia profetas e mestres na igreja de Antioquia. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio, da cidade de Cirene, Manaém, companheiro de infância do governador Herodes, e Saulo. Certo dia, eles estavam fazendo uma reunião litúrgica com jejum, e o Espírito Santo disse: «Separem para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei.» Então eles jejuaram e rezaram; depois impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e se despediram deles. (At 11,21b-26;13,1-3)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo, pois ele fez maravilhas. O Senhor fez conhecer sua vitória e revelou sua justiça às nações. Lembrou-se do seu amor e fidelidade em favor da casa de Israel. Terra inteira, aclame ao Senhor e dê gritos de alegria! Toquem para Ele com a harpa e instrumentos. Com trombetas e o som da corneta, aclamem o rei Senhor! (Sl 98,1-6)
Evangelho do dia
«Vão e anunciem: ‘O Reino do Céu está próximo’. Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça, deem também de graça! Não levem nos cintos moedas de ouro, de prata ou de cobre; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu alimento. Em qualquer cidade ou povoado onde vocês entrarem, informem-se para saber se há alguém que é digno. E aí permaneçam até vocês se retirarem. Ao entrarem na casa, façam a saudação. Se a casa for digna, desça sobre ela a paz de vocês; se ela não for digna, que a paz volte para vocês.» (Mt 10,7-13)
Vivendo a Palavra
Jesus estabelece normas para serem seguidas pelos discípulos missionários que enviaria aos povos. Hoje esses discípulos somos nós e as normas são as mesmas. Curar, purificar, expulsar demônios, ressuscitar – tudo de graça, como de graça recebemos! E que sejamos portadores da Paz – a verdadeira Paz do Reino do nosso amado Pai.
Oração Final
Pai Santo, teu Filho fez de nós seus discípulos missionários. Dá-nos sabedoria, força e coragem para segui-lo, convertendo-nos e nos tornando mensageiros do teu Reino de Amor, que Ele trouxe para que o anunciemos ao mundo com o testemunho de nossa vida. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.