meu dia em oração
Santos Timóteo e Tito
Paulo, servo de Deus, a você, Tito, meu filho na fé, graça e paz de Deus e de Jesus Cristo, Salvador. Eu o deixei em Creta para que você cuidasse de organizar o que ainda restava para fazer em cada cidade, conforme instruções que lhe deixei. (Tt 1,1-5)
1ª Leitura
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus, para anunciar a promessa da vida em Jesus Cristo, ao amado filho Timóteo: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Senhor. Agradeço a Deus, a quem sirvo com consciência limpa como os meus antepassados, enquanto me recordo sempre de você em minhas orações, noite e dia. Quando me lembro das lágrimas que você derramou, sinto grande desejo de revê-lo e, assim, transbordar de alegria. Lembro-me da fé sincera que há em você, a mesma que havia antes na sua avó Lóide, depois em sua mãe Eunice e que agora, estou convencido, também há em você. Por esse motivo, o convido a reavivar o dom de Deus que está em você pela imposição de minhas mãos. De fato, Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sabedoria. Não se envergonhe, portanto, de dar testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro; pelo contrário, participe do meu sofrimento pelo Evangelho, confiando no poder de Deus. (2Tm 1,1-8)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo! Terra inteira, cante! Proclamem sua vitória, anunciem sua glória entre as nações, suas maravilhas aos povos! Famílias dos povos, aclamem ao Senhor! Aclamem a glória e o seu poder! Aclamem a glória do nome do Senhor. Digam às nações: o Senhor é Rei! Ele firmou o mundo, que jamais tremerá e governa com retidão. (Sl 96,1-3.7-8a.10)
Evangelho do dia
O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos, e os enviou dois a dois, na sua frente, para toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E lhes dizia: «A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita. Vão! Estou enviando vocês como cordeiros para o meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias e não parem no caminho para cumprimentar ninguém. Em qualquer casa onde entrarem, digam primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se aí morar alguém de paz, a paz de vocês irá repousar sobre ele; se não, ela voltará para vocês. Permaneçam nessa mesma casa, comam e bebam do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem passando de casa em casa. Quando entrarem numa cidade, e forem bem recebidos, comam o que servirem a vocês, curem os doentes que nela houver. E digam ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês!» (Lc 10,1-9)
Vivendo a Palavra
‘O Senhor os enviou dois a dois…’ E assim foi o ministério de Paulo. Hoje lembramos os santos da primeira hora Tito e Timóteo, cada um ao seu tempo, fieis companheiros do Apóstolo. O Senhor continua nos enviando para a Missão de anunciar ao mundo a Boa Notícia do Reino, que já está em nós. Mas não nos deseja solitários. Valorizemos nossa comunidade.
Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a viver a amizade fraterna na tua família, a Igreja. Que na nossa comunidade sejamos humildes, atenciosos uns com os outros – cada irmão ouvindo e valorizando o seu próximo – e generosos na partilha dos bens que nos emprestas. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.