meu dia em oração
Santos Filipe e Tiago, apóstolos – “O Reino de Deus está em nós”
Lembramos hoje dois encontros férteis de Jesus: Na sua Carta aos Coríntios, Paulo conta que o Ressuscitado apareceu a Tiago; e no Evangelho, João fala do diálogo com Filipe. Os dois discípulos testemunharam a Fé, entregaram e sacrificaram suas vidas para anunciar a Boa Notícia: o Reino do Céu está em nós!
1ª Leitura
Irmãos, lembro a vocês o Evangelho que lhes anunciei, que vocês receberam e no qual permanecem firmes. É pelo Evangelho que vocês serão salvos, contanto que O guardem do modo como eu lhes anunciei; do contrário, vocês terão acreditado em vão. Primeiro eu lhes transmiti aquilo que eu mesmo recebi, isto é: Cristo morreu por nossos pecados, conforme as Escrituras; Ele foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; apareceu a Pedro e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez; a maioria deles ainda vive, e alguns já morreram. Depois apareceu a Tiago e, em seguida, a todos os Apóstolos. Em último lugar apareceu a mim, que sou um aborto. (1Cor 15,1-8)
Salmo ou Hino
O céu manifesta a Glória de Deus, e o firmamento proclama a Obra de suas mãos. O dia passa a mensagem para outro dia, a noite a sussurra para a outra noite. Sem fala e sem palavras, sem que a sua voz seja ouvida, a toda a terra chega o seu eco, aos confins do mundo a sua linguagem. Aí Ele pôs uma tenda para o sol. (Sl 19A,2-5)
Evangelho do dia
Naquele dia, o Mestre continuava ensinando aos discípulos. E respondeu a Tomé: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se vocês Me conhecem, conhecerão também o meu Pai. Desde agora vocês O conhecem e já O viram.» Filipe disse a Jesus: «Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta para nós.» Jesus respondeu: «Faz tanto tempo que estou no meio de vocês, e você ainda não Me conhece, Filipe? Quem Me viu, viu o Pai. Como é que você diz: ‘Mostra-nos o Pai’? Você não acredita que Eu estou no Pai, e que o Pai está em Mim? As palavras que digo a vocês, não as digo por Mim mesmo, mas o Pai que permanece em Mim, Ele é que realiza suas Obras. Acreditem em Mim: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditem nisso, ao menos por causa destas Obras. Eu garanto a vocês: quem acredita em Mim, fará as obras que Eu faço, e fará maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai. O que vocês pedirem em meu Nome, Eu o farei, para que o Pai seja Glorificado no Filho. Se vocês pedirem qualquer coisa em meu Nome, Eu o farei.» (Jo 14,6-14)
Vivendo a Palavra
Paulo pede aos discípulos que guardem o Evangelho tal como ele o transmitiu. De fato, desde cedo corremos o perigo das adulterações da Boa Notícia – que falsos profetas procuram adaptar a seus interesses menores. Mantenhamo-nos ligados à Fonte e peçamos ao Espírito Santo Luz, Discernimento e Amor para anunciar aos irmãos o Reino do Céu.
Oração Final
Pai nosso, que és misericordioso, sabemos que tua Palavra não é letra morta, mas é eficaz, transmite Vida, e responde sempre ao que pede a nossa situação existencial. Ilumina-nos, Pai, que tanto queremos amar, para ouvirmos o que Tu queres nos dizer e nos dá coragem e força para seguir o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.