meu dia em oração
Santos Anjos da Guarda
A leitura do Livro do Êxodo fala da promessa de presença permanente do Senhor junto a seu povo através de Mensageiros – os Santos Anjos da Guarda, celebrados na festa de hoje. ‘Seu povo’, no texto, ainda eram os filhos de Israel; hoje somos nós, toda humanidade, a Igreja de Jesus.
1ª Leitura
Vou enviar um anjo na frente de você, para que ele cuide de você no caminho e o leve até o lugar que eu preparei para você. Respeite-o e obedeça a ele. Não se revolte, porque ele leva consigo o meu Nome, e não perdoará suas revoltas. Contudo, se você lhe obedecer fielmente e fizer tudo o que Eu disser, então Eu serei para você inimigo de seus inimigos e adversário de seus adversários. Meu anjo irá à frente de você e o levará aos amorreus, heteus, ferezeus, cananeus, heveus e jebuseus, e eu acabarei com eles. (Ex 23,20-23)
Salmo ou Hino
Você que habita ao amparo do Altíssimo, e vive à sombra do Onipotente, diga ao Senhor: «Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus, eu confio em Ti!» Ele livrará você do laço do caçador, e da peste destruidora. Você não temerá o terror da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a epidemia que caminha nas trevas, nem a peste que devasta ao meio-dia. (Sl 91,1-6.10-11)
Evangelho do dia
Naquele momento, os discípulos se aproximaram de Jesus e perguntaram: «Quem é o maior no Reino do Céu?» Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: «Eu lhes garanto: se vocês não se converterem, e não se tornarem como crianças, vocês nunca entrarão no Reino do Céu. Quem se abaixa, e se torna como essa criança, esse é o maior no Reino do Céu. E quem recebe em meu Nome uma criança como esta, é a Mim que recebe. Cuidado para não desprezar nenhum desses pequeninos, pois Eu digo a vocês: os anjos deles no céu estão sempre na presença do meu Pai que está no céu.» (Mt 18,1-5.10)
Vivendo a Palavra
A Mensagem que o Senhor revela é a Boa Notícia da nossa salvação: o seu Reino já está em nós (embora ainda não em sua plenitude). Ela chega de forma sempre nova e criativa através dos seus Mensageiros. São os Anjos que nos acompanham neste planeta-jardim, de que podemos usufruir, mas devemos cuidar e partilhar com os irmãos.
Oração Final
Pai Santo, nós agradecemos pelos Anjos – Mensageiros que nos envias revestidos de variadas formas para nos lembrar que somos ternamente amados como filhos teus. Faze-nos reconhecê-los e honrá-los ao longo da vida, acolhendo com sabedoria e gratidão a Boa Notícia do teu Reino de Amor que nos chega por intermédio deles. Por Jesus, o Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.