meu dia em oração
Santo Estevão, o primeiro Mártir
Estevão foi um dos sete Diáconos escolhidos para atender às necessidades da Igreja, que dia-a-dia acolhia novos fiéis e se tornava mais numerosa. A leitura de hoje apresenta os gloriosos momentos finais de Estevão, um verdadeiro homem de Deus. No texto aparece pela primeira vez, bem discretamente, a figura de um certo jovem: chamava-se, até então, Saulo…
1ª Leitura
Cheio de graça e poder, Estêvão fazia grandes prodígios e sinais entre o povo. No entanto, alguns membros da sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia começaram a discutir com Estêvão. Mas não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que Estêvão falava. Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. Repleto do Espírito Santo, Estêvão olhou para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus, de pé, à direita de Deus. Então disse: «Estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem, de pé à direita de Deus.» Então eles deram fortes gritos, taparam os ouvidos e avançaram todos juntos contra Estêvão. Arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. Atiravam pedras em Estêvão, que repetia esta invocação: «Senhor Jesus, recebe o meu espírito.» (At 6,8-10;7,54-59)
Salmo ou Hino
Senhor, eu me abrigo em Ti: que eu nunca fique envergonhado. Em tuas mãos entrego o meu espírito. Resgata-me, Senhor Deus! Tu detestas os que adoram ídolos vazios. Quanto a mim, eu confio em Ti e digo: «Tu és o meu Deus!» Faze brilhar tua Face sobre o teu servo. Salva-me, por teu Amor! Como é grande a tua Bondade! Seja Bendito, Senhor! Amem ao Senhor, seus fiéis todos! O Senhor preserva os que são leais. Sejam firmes, fortaleçam o coração, todos vocês que esperam no Senhor! (Sl 31,3cd-4.6.8ab.16bc.17)
Evangelho do dia
Naquela hora, Jesus advertiu aos seus discípulos, dizendo: «Tenham cuidado com os homens, porque eles entregarão vocês aos tribunais e açoitarão vocês nas sinagogas deles. Vocês vão ser levados diante de governadores e reis, por minha causa, a fim de serem testemunhas para eles e para as nações. Quando entregarem vocês, não fiquem preocupados como ou com aquilo que vocês vão falar, porque, nessa hora, será sugerido a vocês o que vocês devem dizer. Com efeito, não serão vocês que irão falar, e sim o Espírito do Pai de vocês é quem falará através de vocês. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vocês serão odiados de todos, por causa do meu Nome. Mas, aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. (Mt 10,17-22)
Vivendo a Palavra
Jesus falava para os seus discípulos e fala para nós, que somos hoje a sua Igreja. Cada palavra tem sabor de atualidade e nos ajuda a discernir se estamos – ou não – seguindo o seu caminho, em que foi perseguido, julgado e morto… mas, Ressuscitou! Fica a certeza de que a perseverança até o fim será a nossa salvação.
Oração Final
Pai amado, é feliz quem confia e espera em Ti! Infunde em nós a coragem – tal como a de Estevão – de entregar a vida em tuas Mãos plenas de Misericórdia. Desejamos ser instrumento do teu Espírito e mergulhar confiantes na missão de proclamar a chegada do Reino de Amor. Dá-nos humildade e transparência para que brilhe em nós não o nosso ego, mas a tua Luz. Pelo mesmo Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.