meu dia em oração
Santo André, apóstolo: “Eu farei de vocês pescadores de homens”
As leituras falam da necessidade da pregação da Palavra. Aos romanos, Paulo lembra a Escritura: «Como são belos os pés daqueles que anunciam Boas Notícias!» e no Evangelho, Jesus chama os primeiros discípulos para fazê-los pescadores de homens. Entre eles, está André – apóstolo, cuja memória nós celebramos hoje.
1ª Leitura
Pois se você confessa com a sua boca que Jesus é o Senhor e acredita com seu coração que Deus O ressuscitou dos mortos, você será salvo. É acreditando de coração que se obtém a Justiça e é confessando com a boca que se chega à Salvação. De fato, a Escritura diz: «Todo aquele que acredita nele, não será confundido.» Não há distinção entre judeu e grego, pois Ele é o Senhor de todos, rico para com todos aqueles que O invocam. Porque todo aquele que invoca o Nome do Senhor, será salvo. Ora, como poderão invocar Aquele no qual não acreditaram? Como poderão acreditar, se não ouviram falar dele? E como poderão ouvir, se não houver quem O anuncie? Como poderão anunciar se ninguém for enviado? Como diz a Escritura: «Como são belos os pés daqueles que anunciam Boas Notícias!» Mas, nem todos obedeceram ao Evangelho. Isaías diz: «Senhor, quem acreditou em nossa pregação?» A fé depende, portanto, da pregação, e a pregação é o anúncio da Palavra de Cristo. Agora, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Ao contrário: pela terra inteira correu a voz deles e suas palavras foram até os confins do mundo. (Rm 10,9-18)
Salmo ou Hino
O Céu manifesta a glória de Deus, e o firmamento proclama a obra de suas mãos. O dia passa a mensagem para outro dia, a noite a sussurra para a outra noite. Sem fala e sem palavras, sem que a sua voz seja ouvida, a toda a terra chega o seu eco, aos confins do mundo a sua linguagem. Aí Ele pôs uma tenda para o sol. (Sl 19A,2-5)
Evangelho do dia
Naqueles dias, Jesus andava à beira do mar da Galileia, quando viu dois pescadores: Simão, também chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando a rede no mar. Jesus disse para eles: «Sigam-Me, e Eu farei de vocês pescadores de homens.» Eles deixaram imediatamente as redes, e seguiram a Jesus. Indo mais adiante, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca com seu pai, consertando as redes. E Jesus os chamou. Eles deixaram imediatamente a barca e o pai, e seguiram a Jesus. (Mt 4,18-22)
Vivendo a Palavra
Para os apóstolos, a ‘beira do mar da Galileia’, onde Jesus os encontrou, era o seu ambiente natural de vida e trabalho. Também nós tivemos um primeiro encontro com o Mestre e ouvimos o seu chamado. Ele talvez nos tenha encontrado quando vivíamos a rotina do nosso dia-a-dia. Sua Mensagem nos encantou e seduziu, com o anúncio da chegada do Reino do Céu. Nossa missão é, desde então, segui-Lo por toda a vida. O nosso Caminho é uma permanente conversão.
Oração Final
Pai misericordioso, o firmamento proclama a obra de tuas Mãos! Faze-nos dignos da missão de anunciar por onde andarmos a presença do teu Reino de Amor. Envia o teu Espírito para que sejamos testemunhas conscientes de que teu Reino está em nós; de que nós já vivemos em tua Presença – embora ainda não em plenitude; e de que caminhamos neste mundo em busca e na espera do teu abraço eterno. Pelo Cristo, teu amado Filho que se fez humano em Jesus de Nazaré, e contigo reina na união do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.