meu dia em oração
Santa Teresinha do Menino Jesus
A questão do sofrimento surge sempre de novo em cada criatura. Por que Deus permite o sofrimento do justo? O livro de Jó, homem bom, antes abençoado e depois provado, traz esperança para quem sofre e sucumbe em sua dor. Ele mostra como podemos lidar com o inevitável.
1ª Leitura
Certo dia, os anjos se apresentaram ao Senhor e, entre eles, foi também Satã. Então o Senhor perguntou a Satã: «De onde você vem» Satã respondeu: «Fui dar uma volta pela terra». O Senhor lhe disse: «Você reparou no meu servo Jó? Na terra não existe nenhum outro como ele: é um homem íntegro e reto, que teme a Deus e evita o mal». Satã respondeu ao Senhor: «E é a troco de nada que Jó teme a Deus? Tu mesmo puseste um muro de proteção ao redor dele, de sua casa e de todos os seus bens. Abençoaste os trabalhos dele e seus rebanhos cobrem toda a região. Estende, porém, a mão e mexe no que ele possui. Garanto que ele te amaldiçoará na cara!» Então o Senhor disse a Satã: «Pois bem! Faça o que você quiser com o que ele possui, mas não estenda a mão contra ele». E Satã saiu da presença do Senhor. Certo dia, os filhos e filhas de Jó comiam e bebiam na casa do irmão mais velho. Um mensageiro chegou à casa de Jó e lhe disse: «Os bois estavam arando e as mulas pastando perto deles. Os sabeus caíram sobre eles, mataram os empregados a fio de espada e levaram o rebanho. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu». Mal acabara de falar, quando chegou outro e disse: «Caiu um raio do céu e queimou e consumiu suas ovelhas e pastores. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu». Mal acabara de falar, quando chegou outro e disse: «Um bando de caldeus, dividido em três grupos, caiu sobre os camelos e os levou embora, depois de matar os empregados a fio de espada. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu». Mal acabara de falar, quando chegou outro e disse: «Seus filhos e filhas estavam comendo e bebendo na casa do irmão mais velho, quando um furacão veio do deserto, atingindo a casa pelos quatro lados, e ela desabou sobre os jovens e os matou. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu». Então Jó se levantou, rasgou a roupa, rapou a cabeça, caiu por terra, e disse: «Nu eu saí do ventre de minha mãe, e nu para ele voltarei. O Senhor me deu tudo e tudo me tirou. Bendito seja o nome do Senhor!» E, apesar de tudo, Jó não pecou e não acusou Deus de ter feito alguma coisa injusta. (Jó 1,6-22)
Salmo ou Hino
Escuta, Senhor, a minha súplica. Que teus olhos vejam onde está a retidão. Ainda que me sondes o coração; ainda que me proves com o fogo, malícia nenhuma encontrarás em mim. Eu clamo a ti, porque me respondes, ó Deus! Inclina-me teu ouvido, tu que dos agressores salvas a quem se refugia à tua direita. (Sl 17,1-3.6-7)
Evangelho do dia
Houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si, e disse a eles: «Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois, aquele que é o menor entre vocês, esse é o maior.» João disse a Jesus: «Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lhe proibimos, porque ele não anda conosco». Jesus lhe disse: «Não lhe proíbam. Pois, quem não está contra vocês, está a favor de vocês.» (Lc 9,46-50)
Vivendo a Palavra
Teresinha é um bonito exemplo de quem foi grande porque se fez a menor de todos. A humildade e a entrega generosa de sua curta vida à causa do Reino de Deus são lembranças que devemos ter presentes para seguir na caminhada de discípulos missionários do Mestre da Galileia.
Oração Final
Pai Santo, que as portas da tua Igreja estejam abertas e sejam acolhedoras para todos, como o coração misericordioso de teu Filho Unigênito. Faze-nos, amado Pai, uma comunidade fraterna, capaz de receber os irmãos sem julgamentos, apenas pelo amor do Cristo Jesus, nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.