meu dia em oração
Santa Teresa de Jesus – Teresa d’Ávila: «O justo vive pela Fé.»
Paulo lembra aos romanos que a perfeição de Deus pode ser contemplada através da nossa inteligência, na sua obra – a Criação. Portanto, não temos desculpa porque, conhecendo a Deus, nós não O glorificamos, mas trocamos a Verdade por ídolos que criamos na nossa falsa cultura: o dinheiro, o poder e prazeres que degradam o nosso próximo.
1ª Leitura
Não me envergonho do Evangelho, pois ele é força de Deus para a salvação de todo aquele que acredita: do judeu em primeiro lugar, mas também do grego. De fato, no Evangelho a Justiça se revela única e exclusivamente através da Fé, conforme diz a Escritura: «O justo vive pela Fé.» A ira de Deus se manifesta do Céu contra toda impiedade e injustiça dos homens, que com a injustiça sufocam a Verdade. Pois aquilo que é possível conhecer de Deus foi manifestado aos homens; e foi o próprio Deus quem o manifestou. De fato, desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, tais como o seu Poder eterno e sua Divindade, podem ser contempladas, através da inteligência, nas obras que Ele realizou. Os homens, portanto, não têm desculpa, porque, embora conhecendo a Deus, não O glorificaram como Deus, nem Lhe deram graças. Pelo contrário, perderam-se em raciocínios vazios, e sua mente ficou obscurecida. Pretendendo ser sábios, tornaram-se tolos, trocando a glória do Deus imortal por estátuas de homem mortal, de pássaros, animais e répteis. Foi por isso que Deus os entregou, conforme os desejos do coração deles, à impureza com que desonram seus próprios corpos. Eles trocaram a Verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. (Rm 1,16-25)
Salmo ou Hino
O céu manifesta a glória de Deus, e o firmamento proclama a obra de suas mãos. O dia passa a mensagem para outro dia, a noite a sussurra para a outra noite. Sem fala e sem palavras, sem que a sua voz seja ouvida, a toda a terra chega o seu eco, aos confins do mundo a sua linguagem. (Sl 19A,2-5)
Evangelho do dia
Enquanto Jesus falava, um fariseu O convidou para jantar em casa. Jesus entrou, e Se pôs à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tinha lavado as mãos antes da refeição. O Senhor disse ao fariseu: «Vocês, fariseus, limpam o copo e o prato por fora, mas o interior de vocês está cheio de roubo e maldade. Gente sem juízo! Aquele que fez o exterior, não fez também o interior? Antes, deem em esmola o que vocês possuem, e tudo ficará puro para vocês.» (Lc 11,37-41)
Vivendo a Palavra
Jesus ensina ao fariseu (e a todos nós) que a Lei a ser seguida é aquela escrita no coração e não as prescrições catalogadas pelos homens. A Lei é o Amor, vivido o tempo todo e naqueles mesmos lugares em que nos encontramos, de forma indiscriminada, alegre, criativa, livre, generosa, gratuita e humilde.
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos o caminho da santidade. Que a nossa existência – isto é: as relações com nosso próprio eu, com o próximo, com a natureza e contigo, amado Pai manifestem cada vez mais a nossa essência, que é sermos morada do teu Espírito e, por isto, fontes de Luz, de Paz e de Amor. Nós te pedimos pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.