meu dia em oração
Santa Rita de Cassia: Os corações retos contemplam a Face de Deus
O Livro dos Atos dos Apóstolos termina com a leitura que ouvimos hoje. O texto fala das atividades de Paulo em Roma, mas não revela como terminaram os seus dias. Conhecido como o Apóstolo dos Gentios, nem por isso Paulo deixou de reconhecer que Jesus Cristo veio por causa da Esperança de Israel.
1ª Leitura
Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, sob a vigilância de um soldado. Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou: «Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo, nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro, e assim fui entregue nas mãos dos romanos. Interrogado por eles no tribunal e, não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. Mas os judeus se opuseram e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. É por isso que eu pedi para ver vocês e para lhes falar, pois estou carregando esta corrente justamente por causa da Esperança de Israel.» Paulo morou dois anos numa casa alugada, vivendo às custas do seu próprio trabalho. Recebia a todos os que o procuravam, pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo. (At 28,16-20.30-31)
Salmo ou Hino
O Senhor, porém, está no seu Templo santo, o Senhor tem o seu Trono no Céu. Seus olhos contemplam o mundo, suas pupilas examinam os homens. O Senhor examina o justo e o injusto, Ele odeia quem ama a violência. Porque o Senhor é Justo e ama a Justiça, e os corações retos contemplarão sua Face. (Sl 11,4-5.7)
Evangelho do dia
Naquele dia, Jesus estava com Pedro. Quando este se virou, viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que estivera bem perto de Jesus durante a Ceia e que havia perguntado: «Senhor, quem é que vai traí-Lo?» Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: «Senhor, o que vai acontecer a ele?» Jesus respondeu: «Se eu quero que ele viva até que Eu venha, o que é que você tem com isso? Quanto a você, siga-Me.» Então correu a notícia entre os irmãos de que aquele Discípulo não iria morrer. Porém Jesus não disse que ele não ia morrer, mas disse: «Se eu quero que ele viva até que eu venha, o que é que você tem com isso?» Este é o discípulo que deu testemunho dessas coisas e que as escreveu. E nós sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que não caberiam no mundo os livros que seriam escritos. (Jo 21,20-25)
Vivendo a Palavra
O Evangelho de João termina dizendo que “Jesus fez ainda muitas outras coisas.” Deixa, assim, crédito aberto para os testemunhos deixados pelos discípulos: alguns, escritos e incorporados ao Novo Testamento; outros, são preservados pela Tradição da Igreja. Os Atos de Jesus devem ser o modelo das nossas relações com os irmãos.
Oração Final
Pai Santo, nós Te amamos, Senhor, que és a nossa Força! Infunde em nós respeito e gratidão pelas tuas manifestações que se encontram nas Sagradas Escrituras, na Igreja, nos Sinais dos Tempos e diretamente nos nossos corações. Que sintamos a tua Presença, amado Pai, sobretudo, na Palavra Criadora encarnada no Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.