meu dia em oração
Sagrado Coração de Jesus: o amor de Deus vive em nossos corações
Assim diz o Senhor: «Eu mesmo vou procurar as minhas ovelhas. Como o pastor conta o seu rebanho, Eu também contarei as minhas ovelhas e as reunirei de todos os lugares por onde se haviam dispersado nos dias nebulosos e escuros.». (Ez 34,11-16)
1ª Leitura
O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. De fato, quando ainda éramos fracos, Cristo, no momento oportuno, morreu pelos ímpios. Dificilmente se encontra alguém disposto a morrer em favor de um justo; talvez haja alguém que tenha coragem de morrer por um homem de bem. Mas Deus demonstra seu amor para conosco porque Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores. Assim, tornados justos pelo sangue de Cristo, com maior razão seremos salvos da ira por meio dele. Se quando éramos inimigos fomos reconciliados com Deus por meio da morte do seu Filho, muito mais agora, já reconciliados, seremos salvos por sua Vida. E não só isso. Também nos gloriamos em Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual obtivemos agora a reconciliação. (Rm 5,5b-11)
Salmo ou Hino
O Senhor é o meu pastor. Nada me falta. Em verdes pastagens me faz repousar; para fontes tranquilas me conduz e restaura minhas forças. Ele me guia por bons caminhos, por causa do seu Nome. Embora eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal temerei, pois junto a mim estás; teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo. Diante de mim preparas a mesa, à frente dos meus opressores; unges minha cabeça com óleo, e minha taça transborda. Sim, felicidade e amor me acompanham todos os dias da minha vida. (Sl 23,1-6)
Evangelho do dia
Então Jesus contou-lhes esta parábola: «Se um de vocês tem cem ovelhas e perde uma, será que não deixa as noventa e nove no campo para ir atrás da ovelha que se perdeu, até encontrá-la? E quando a encontra, com muita alegria a coloca nos ombros. Chegando em casa, reúne amigos e vizinhos, para dizer: ‘Alegrem-se comigo! Eu encontrei a minha ovelha que estava perdida’. E eu lhes declaro: assim, haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.» (Lc 15,3-7)
Vivendo a Palavra
Na Justiça Evangélica não existe contabilidade. Para a Justiça Legal talvez se justificasse um cálculo de custo-benefício: colocar em perigo noventa e nove ovelhas para buscar a que se tresmalhou, seria pouco sensato… Mas no Reino de Deus todos nós somos importantes. Imaginemos que somos aquela ovelhinha perdida: que alegria sabermos que o Senhor nos procura e nos quer de volta!
Oração Final
Pai Santo, celebrado hoje o Sagrado Coração de Jesus, nós damos graças a Ti, Pai querido, que nos amas ao ponto de oferecer teu Filho Unigênito, o Cristo, feito humano como nós em Jesus de Nazaré, para nos mostrar o Caminho de volta ao Lar Paterno, a tua Morada Santa. Jesus, manso e humilde de coração, faze o meu coração semelhante ao teu! Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.