meu dia em oração
Sagrada Família: o exemplo de São José transforme nossos corações
Quem honra seu próprio pai alcança o perdão dos pecados e quem respeita sua mãe é como quem ajunta um tesouro. Quem honra seu pai será respeitado por seus próprios filhos e quando rezar será atendido. Quem honra seu pai terá vida longa, e quem obedece ao Senhor dará alegria à sua mãe. Quem teme ao Senhor honra seus pais e serve a eles como se fossem seus patrões. A caridade feita ao pai não será esquecida, e valerá como reparação pelos pecados que você tiver cometido. No dia do perigo o Senhor se lembrará de você e seus pecados se derreterão como geada ao sol. Quem despreza seu pai é um blasfemador e quem irrita sua mãe será amaldiçoado pelo Senhor. (Eclo 3,3-7.14-17a)
1ª Leitura
Como escolhidos de Deus, santos e amados, vistam-se de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e se perdoem mutuamente, sempre que tiverem queixa contra alguém. Cada um perdoe o outro, do mesmo modo que o Senhor perdoou vocês. E acima de tudo, vistam-se com o Amor, que é o laço da perfeição. Que a Paz de Cristo reine no coração de vocês. Para essa Paz vocês foram chamados, como membros de um mesmo corpo. Sejam agradecidos. Que a Palavra de Cristo permaneça em vocês com toda a sua riqueza, de modo que possam instruir-se e se aconselhar mutuamente com toda a sabedoria. Inspirados pela graça, cantem a Deus, de todo o coração, salmos, hinos e cânticos espirituais. E tudo o que vocês fizerem através de palavras ou ações, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio dele. Mulheres, sejam submissas a seus maridos, pois assim convém a mulheres cristãs. Maridos, amem suas mulheres e não sejam grosseiros com elas. Filhos, obedeçam em tudo a seus pais, porque isso agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos, para que eles não fiquem desanimados. (Cl 3,12-21)
Salmo ou Hino
Feliz quem teme ao Senhor e anda em seus caminhos! Você comerá do trabalho de suas próprias mãos, tranquilo e feliz. Sua esposa será como vinha fecunda, na intimidade do seu lar. Seus filhos, rebentos de oliveira, ao redor de sua mesa. Essa é a bênção para o homem que teme ao Senhor. Que o Senhor abençoe e você veja a prosperidade todos os dias de sua vida. (Sl 128,1-5)
Evangelho do dia
Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, e lhe disse: «Levante-se, pegue o Menino e a mãe dele, e fuja para o Egito! Fique lá até que eu avise. Porque Herodes vai procurar o Menino para matá-lo.» José levantou-se de noite, pegou o Menino e a mãe dele, e partiu para o Egito. Aí ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito por meio do profeta: «Do Egito chamei o meu Filho.» Quando Herodes morreu, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse: «Levante-se, pegue o Menino e a mãe dele, e volte para a terra de Israel, pois já estão mortos aqueles que procuravam matar o Menino.» José levantou-se, pegou o Menino e a mãe dele, e voltou para a terra de Israel. Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, como sucessor do seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber aviso em sonho, José partiu para a região da Galileia, e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: «Ele será chamado Nazareno.» (Mt 2,13-15.19-23)
Vivendo a Palavra
Acompanhemos José com a merecida gratidão: em silêncio, ele assume seu papel na História da Salvação. Na fuga para o Egito, no retorno a Canaã, no cuidado para evitar as ameaças da Judeia e na escolha da Galileia como nova morada, José vai se mostrando protetor do Menino, preservando sua vida para a Missão Redentora.
Oração Final
Pai Santo, que o exemplo de José penetre bem fundo no nosso coração, para que, como ele, nós sigamos as intuições interiores com inabalável fé e ousada coragem. E que mantenhamos o silêncio, agradecidos pela tua Presença misericordiosa em nós, amado Pai, assistindo-nos pelas estradas da vida. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.