meu dia em oração
Sagrada Família – sabedoria e graça
Ana ficou grávida e, no tempo certo, deu à luz um filho, e lhe deu o nome de Samuel, dizendo: «Eu o pedi ao Senhor». Um ano depois, seu marido Elcana subiu com toda a família para oferecer ao Senhor o sacrifício anual e cumprir a promessa. Ana, porém, não foi junto. Ela disse ao marido: «Quando o menino for desmamado, então eu o levarei para apresentá-lo ao Senhor. Ele vai ficar lá para sempre». Seu marido Elcana respondeu: «Faça o que achar melhor e espere até que ele seja desmamado. E o Senhor permita que você possa cumprir a promessa». Desse modo, Ana ficou em casa e criou o menino até o desmamar. Logo que o desmamou, levou-o até o santuário do Senhor em Silo, com um bezerro de três anos, quarenta e cinco quilos de farinha e quarenta e cinco litros de vinho. O menino era ainda muito pequeno. Eles imolaram o bezerro e levaram o menino a Eli. Ana disse: «Desculpe, senhor. Eu sou aquela mulher que esteve aqui junto ao senhor, rezando ao Senhor. O que eu pedia era este menino, e o Senhor atendeu o meu pedido. Agora, eu o entrego ao Senhor por toda a vida, para que pertença a Ele». E se prostraram diante do Senhor. (1Sm 1,20-22.24-28)
1ª Leitura
Vejam que prova de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus. E nós de fato o somos! Se o mundo não nos reconhece, é porque também não reconheceu a Deus. Amados, desde agora já somos filhos de Deus, embora ainda não se tenha tornado claro o que vamos ser. Sabemos que quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque nós O veremos como Ele é. Amados, quando a consciência não nos condena, sentimos confiança para nos dirigirmos a Deus, e recebemos tudo o que Lhe pedimos, porque cumprimos os seus mandamentos e fazemos o que agrada a Ele. E o seu mandamento é este: que tenhamos fé no nome do seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, conforme Ele nos mandou. Quem cumpre os mandamentos dele, está com Deus, e Deus está com ele. Assim, graças ao Espírito que Ele nos deu, reconhecemos que Deus está conosco. (1Jo 3,1-2.21-24)
Salmo ou Hino
Como são desejáveis as tuas moradas, Senhor! Minha alma suspira e desfalece pelos átrios de Deus. Felizes os que habitam em tua Casa: eles Te louvam sem cessar. Felizes os que encontram em Ti a sua força ao preparar sua peregrinação: Senhor, ouve a minha súplica, dá ouvidos, ó Deus de Jacó. Sê o nosso escudo, ó Deus, olha a face do teu ungido. (Sl 84,2-3.5-6.9-10)
Evangelho do dia
Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando o menino completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, voltaram, mas o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que o Menino estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à procura dele. Três dias depois, encontraram o Menino no Templo. Estava sentado no meio dos doutores, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o Menino estavam maravilhados com a inteligência de suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram emocionados. Sua mãe lhe disse: «Meu Filho, por que você fez isso conosco? Olhe que seu pai e eu estávamos angustiados, à sua procura.» Jesus respondeu: «Por que me procuravam? Não sabiam que eu devo estar na casa do meu Pai?» Mas eles não compreenderam o que o Menino acabava de lhes dizer. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e permaneceu obediente a eles. E sua mãe conservava no coração todas essas coisas. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e graça, diante de Deus e dos homens. (Lc 2,41-52)
Vivendo a Palavra
O Senhor está à porta de nossa casa e bate. Abramos o coração e a morada para que Ele entre e confirme a sua promessa: fazer a ceia conosco. Que os lares cristãos sejam fontes do Amor fraterno que emana dos corações para conforto dos próximos, especialmente dos que mais sofrem na caminhada por esta terra encantada.
Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a seguir o exemplo dos pais de Jesus. Que o lar que oferecemos para nossos irmãos seja lugar de paz, de luz, de alegria, de fraternidade, de justiça e de santo temor da tua Lei. Que a tua Palavra Encarnada seja ouvida e seguida, para que um dia recebamos, com o Cristo, o teu abraço de Pai Misericordioso.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.