meu dia em oração
Queremos acolher e viver o Mandamento do Amor
O Senhor coloca nos lábios de Jeremias palavras de consolação. A Esperança volta a ser esboçada no horizonte do povo sofredor. Deus é o Senhor da Vida e não de mortos! Esta é a certeza oportuna e eficaz para ser lembrada em momentos difíceis, como os atuais, para o mundo, para a Igreja e para a nossa Fé.
1ª Leitura
Palavra que o Senhor dirigiu a Jeremias: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Escreva num livro tudo o que Eu vou lhe dizer. Assim diz o Senhor: Sua ferida é incurável, sua chaga é muito grave. Não há remédio para sua chaga, nem emplastro para fechar sua ferida. Todos os seus amantes se esqueceram de você e não o procuram mais. Pois Eu feri você como se Eu fosse inimigo seu, e lhe dei um castigo terrível, porque eram muitos os seus erros e seus pecados pesavam muito. Por que você grita por causa da sua ferida? A sua chaga é incurável. Foi porque seus erros eram muitos e seus pecados pesavam demais que Eu tratei você assim. Mas assim diz Senhor: Agora vou mudar a sorte das tendas de Jacó, terei compaixão de suas moradas. A cidade será reconstruída sobre suas ruínas, e o palácio se erguerá de novo no seu lugar. Daí sairão ação de graças e gritos de alegria. Eu vou multiplicá-los, e eles nunca mais diminuirão; vou devolver-lhes a honra, e eles nunca mais serão humilhados. Seus filhos serão como antigamente e a sua assembleia continuará firme diante dos meus olhos; mas castigarei todos os seus opressores. Dela surgirá o seu chefe, e do seu meio sairá o seu governante. Eu farei que ele se aproxime e chegue até junto a Mim. Pois quem iria arriscar a vida, chegando perto de Mim? – oráculo de Senhor. Vocês serão o meu povo e eu serei o Deus de vocês. (Jr 30,1-2.12-15.18-22)
Salmo ou Hino
Senhor, ouve a minha prece, que o meu grito chegue a Ti! Pisado como relva, meu coração está secando, e eu me esqueço até mesmo de comer o meu pão. Tu, porém, Senhor, permaneces para sempre e tua lembrança passa de geração em geração! Quando o Senhor reconstruir Sião e aparecer com a sua glória, fique escrito isto para a geração futura, e um povo recriado louvará a Deus: O Senhor se inclinou do seu Santuário e do Céu contemplou a terra, para ouvir o gemido dos prisioneiros; para proclamar em Sião o Nome do Senhor, e em Jerusalém o seu louvor. (Sl 102,16-21.22-23.29)
Evangelho do dia
Naquela hora, alguns fariseus e diversos doutores da Lei de Jerusalém, aproximaram-se de Jesus, e perguntaram: «Por que os teus discípulos desobedecem à tradição dos antigos? De fato, comem pão sem lavar as mãos!» Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto dele, e disse: «Escutem e compreendam. Não é o que entra na boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso torna o homem impuro.» Então os discípulos se aproximaram, e disseram a Jesus: «Sabes que os fariseus ficaram escandalizados com o que disseste?» Jesus respondeu: «Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste será arrancada. Não se preocupem com eles. São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego, os dois cairão num buraco.» (Mt 15,1-2.10-14)
Vivendo a Palavra
A grande e inesquecível lição de hoje: a impureza não vem de fora, mas nasce no nosso coração! Sim, é dali mesmo, do mais íntimo de nós, de lá, onde o Pai quer estabelecer o Reino do Céu – que temos a liberdade de aceitar ou rejeitar… O nosso relacionamento com os irmãos, com a natureza, com nós mesmos e com o Pai (que tem ternura maternal), será consequência da nossa opção fundamental e dirá se somos trigo ou joio.
Oração Final
Pai misericordioso, dá-nos a ousadia de seguir a Jesus de Nazaré, ultrapassando a letra da Lei, que mata, para encarnar o seu Espírito, que dá Vida. Ajuda-nos, amado Pai, a garimpar dentro dos nossos corações o Mandamento do Amor que ali escreveste, para acolhê-Lo e vivê-Lo, como o fez e nos ensinou a fazer o mesmo Cristo Jesus, teu Filho feito nosso Irmão Maior, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.