meu dia em oração
Quem recebe aquele que Eu envio, está recebendo a mim
A leitura apresenta o discurso de Paulo na sinagoga de Antioquia da Pisídia. O Apóstolo faz um resumo da história de fé do Povo Eleito, começando por Abraão até Davi, e lembra a promessa de Deus que se realizou em Jesus de Nazaré. As reações dos judeus logo virão…
1ª Leitura
Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos e chegaram a Perge da Panfília. João, porém, separou-se do grupo e voltou para Jerusalém. Barnabé e Paulo partiram de Perge e chegaram a Antioquia da Pisídia. No sábado, entraram na sinagoga e sentaram-se. Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer a eles: «Irmãos, se vocês têm alguma palavra de encorajamento para o povo, podem falar.» Paulo então levantou-se, fez sinal com a mão e disse: «Homens de Israel, e vocês que temem a Deus, escutem! O Deus deste povo, o Deus de Israel, escolheu nossos antepassados e multiplicou o povo durante seu exílio na terra do Egito. Depois, ele os tirou daí, com braço poderoso. E, durante mais ou menos quarenta anos, cercou-os de cuidados no deserto. Destruiu sete nações na terra de Canaã e deu a eles a posse do território delas, por quatrocentos e cinquenta anos aproximadamente. Depois disso lhes concedeu juízes, até o profeta Samuel. Em seguida, eles pediram um rei e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos. Após depor Saul da realeza, Deus suscitou para eles o rei Davi, do qual prestou o seguinte testemunho: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele cumprirá todas as minhas vontades’. Conforme havia prometido, Deus fez surgir da descendência de Davi um Salvador para Israel, que é Jesus. E João, o precursor, havia preparado a chegada de Jesus, pregando a todo o povo de Israel um batismo de arrependimento. Estando para terminar a sua missão, João declarou: ‘Não sou aquele que vocês pensam que eu seja! Vejam: depois de mim é que vem aquele do qual não mereço nem sequer desamarrar as sandálias! (At 13,13-25)
Salmo ou Hino
Cantarei para sempre o amor do Senhor. Pois eu disse: «Teu amor é um edifício eterno.» Encontrei o meu servo Davi, e o ungi com óleo, para que minha mão esteja sempre com ele, e meu braço o torne valoroso. Minha fidelidade estará com ele, e por meu nome seu poder crescerá: Ele me invocará: ‘Tu és o meu pai, o meu Deus e o meu rochedo salvador!’ (Sl 89,2-3.21-22.25.27)
Evangelho do dia
Jesus continuou ensinando aos discípulos: «Eu garanto a vocês: o servo não é maior do que o seu senhor, nem o mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Se vocês compreenderam isso, serão felizes se o puserem em prática. Eu não falo de todos vocês. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se cumpra o que está na Escritura: ‘Aquele que come pão comigo, é o primeiro a me trair!’ Digo isso agora, antes de acontecer, para que, quando acontecer, vocês acreditem que EU SOU. Eu garanto a vocês: quem recebe aquele que Eu envio, está recebendo a mim, e quem me recebe, está recebendo Aquele que me enviou.» (Jo 13,16-20)
Vivendo a Palavra
Nós não podemos abrir mão de que somos portadores da Palavra que Liberta; mas também não podemos nos esquecer que somos vasos de barro. Se a primeira certeza nos enche de entusiasmo e alegria, a segunda deve nos manter humildes e agradecidos ao Pai Misericordioso que quis nos fazer seus mensageiros puramente por sua graça.
Oração Final
Pai Santo, que a certeza trazida pela Fé de que o teu Reino de Amor já está presente em nós, lembre-nos sempre que também estás presente em cada um e em todos os peregrinos desta terra encantada. Saudemos fraternalmente nossos próximos, desejando-lhes a Paz que está em nós, trazida pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.