meu dia em oração
Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la
O Deuteronômio se apresenta como um longo discurso de despedida de Moisés pouco antes de morrer, ao final da travessia do deserto e às vésperas da conquista da Terra Prometida. No texto de hoje, o autor exalta a presença do Senhor junto ao seu povo.
Salmo ou Hino
Lembro-me das tuas maravilhas de outrora, e considero tuas façanhas. Ó Deus, o teu caminho é santo! Que deus é grande como o nosso Deus? Tu és o Deus que opera maravilhas, mostrando às nações a tua força. Com teu braço resgataste o teu povo, os filhos de Jacó e de José. Guiaste o teu povo como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Aarão. (Sl 77,12-16.21)
1ª Leitura
Pergunte aos tempos passados, que vieram antes de você, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra. De uma ponta do céu até a outra já existiu por acaso coisa tão grande como essa? Ouviu-se algo semelhante? Existe, por acaso, um povo que tenha ouvido a voz do Deus vivo, falando do meio do fogo, como você ouviu, e ainda permaneceu vivo? Ou existe algum deus que tenha vindo para escolher uma nação do meio de outra nação, com provas, sinais, prodígios e combates, com mão forte e braço estendido, por meio de grandes terrores, como tudo o que Javé, seu Deus, fez no Egito diante dos olhos de vocês? Foi a você que ele mostrou tudo isso, para você ficar sabendo que Javé é o único Deus e que não existe outro além dele. Do céu, ele fez você ouvir a sua voz para o instruir; ele fez você ver o seu grande fogo sobre a terra. E você ouviu suas palavras vindas do meio do fogo. E porque ele amava os antepassados de você, e escolheu seus descendentes depois deles, ele próprio com sua presença e sua grande força tirou você do Egito. Ele desalojou nações maiores e mais poderosas do que você, para o introduzir na terra delas e lhe dar em herança, como hoje se vê. Portanto, reconheça hoje e medite em seu coração: Javé é o único Deus, tanto no alto do céu, como aqui em baixo, na terra. Não existe outro. Observe os estatutos e os mandamentos dele, que hoje ordeno a você. Assim tudo correrá bem para você e para os filhos que vierem depois de você, e para que seus dias se prolonguem na terra que Javé seu Deus lhe dará para todo o sempre. (Dt 4,32-40)
Evangelho do dia
Então Jesus disse aos discípulos: «Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. Com efeito, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que um homem pode dar em troca da sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a própria conduta. Eu garanto a vocês: alguns daqueles que estão aqui, não morrerão sem terem visto o Filho do Homem vindo com o seu Reino.» (Mt 16,24-28)
Vivendo a Palavra
Seguir Jesus, carregar a nossa própria cruz, é viver como Ele viveu: acolhendo os irmãos. Ele se ocupava de tal maneira com o próximo que se esquecia de suas próprias necessidades. E o seu Pai Celeste cuidava dele com o mesmo carinho com que cuida dos lírios do campo ou das aves do céu.
Oração Final
Pai Santo, afasta de nós a angústia e a ansiedade. Que nos joguemos de corpo inteiro na maravilhosa aventura da vida, integrando-nos nas relações com os nossos companheiros de jornada e sendo para eles sinais vivos de teu Amor Misericordioso. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.