meu dia em oração
Quem não recolhe comigo, dispersa
Joel é um profeta pós-exílio babilônico, já restaurado o Templo de Jerusalém. Uma praga de gafanhotos e uma seca fazem o Profeta pensar em pragas maiores, o que lhe provoca um convite à conversão, pois o Dia do Senhor está chegando e já está perto.
Senhor, eu te agradeço, proclamando tuas maravilhas! Eu me alegro em ti, e canto salmos em teu nome, ó Altíssimo! Ameaçaste as nações, destruíste o injusto. Eis que o Senhor firmou seu trono para o julgamento. Ele julga o mundo com justiça e governa os povos com retidão. Os povos caíram na cova que fizeram, no laço que ocultaram prenderam o pé. (Sl 9,2-3.6.8-9.16)
Vistam-se de luto e chorem, sacerdotes! Gemam, ministros do altar! Venham dormir em panos de saco, ministros de Deus! Pois não há mais ofertas e libação de vinho no Templo do Deus de vocês. Proclamem um jejum, convoquem uma assembleia, reúnam na casa de Javé, Deus de vocês, os chefes com todos os moradores da região. E gritem a Javé. Ah! Que dia! De fato, o Dia de Javé está próximo e vem como devastação do Todo-poderoso. Toquem a trombeta em Sião; deem o alarme no meu santo monte. Tremam todos os moradores do país, pois o Dia de Javé está chegando e já está perto. Será dia de trevas e escuridão, dia de nuvens e de negrume. Como o escurecer, estende-se sobre os montes um povo numeroso e forte; nunca houve povo igual a esse e nunca mais haverá por muitas gerações. (Jl 1,13-15;2,1-2)
Mas alguns disseram: «É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.» Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo o pensamento deles, Jesus disse: «Todo reino dividido em grupos que lutam entre si, será destruído; e uma casa cairá sobre outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como o seu reino poderá sobreviver? Vocês dizem que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é através de Belzebu que eu expulso os demônios, através de quem os filhos de vocês expulsam os demônios? Por isso, eles mesmos hão de julgar vocês. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então o Reino de Deus chegou para vocês. Quando um homem forte e bem armado guarda a sua casa, os bens dele estão em segurança. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele e o vence, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. Quando um espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos à procura de repouso, e não encontra. Então diz: ‘Vou voltar para a casa de onde saí’. Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. Eles entram, moram aí e, no fim, esse homem fica em condição pior do que antes.» (Lc 11,15-26)
Jesus, valendo-se de uma acusação que lhe faziam, deixa um recado pela unidade dos seus seguidores: todo reino dividido será destruído. Ele pensava na Igreja. Não se trata de uniformidade, mas de unidade. Somos diferentes, mas temos a mesma fé e é o mesmo o Espírito Santo que nos inspira e conduz.
Pai Santo, ensina-nos a ouvir e acolher os irmãos, mesmo aqueles que pensam diferente de nós. Que não os julguemos – e muito menos os condenemos! –, mas com uma escuta atenta e generosa nós os façamos sentir a fraternidade que aprendemos com o Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.