meu dia em oração
Quem não está contra nós, está a nosso favor
O Apóstolo Tiago, presbítero da Igreja que nascia em Jerusalém, ensina aos seguidores do Caminho quais são as atitudes condizentes com o discípulo de Jesus. Ele condena a arrogância e o orgulho. Modéstia e humildade são características dos cristãos de todos os tempos.
1ª Leitura
Agora vamos aos que dizem: «Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos aí um ano negociando e ganhando dinheiro.» E, no entanto, nem sabem o que vai acontecer amanhã! O que é a vida de vocês? Uma neblina que aparece um pouco e logo desaparece! Vocês deveriam dizer: «Se o Senhor quiser, nós viveremos e faremos isto ou aquilo.» Em vez disso, vocês se gabam da própria arrogância. Todo orgulho desse tipo é mau. Portanto, quem sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. (Tg 4,13-17)
Salmo ou Hino
Escutem plebeus e nobres, ricos e pobres: Por que temer os dias quando os maus me cercam, eles que confiam na fortuna? O homem não pode comprar seu próprio resgate. É tão caro que não lhe bastará viver perpetuamente. Vejam: o sábio morre, junto com o insensato, deixando a fortuna. Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. (Sl 49,2-3.6-11;Mt 5,3)
Evangelho do dia
João disse a Jesus: «Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lhe proibimos, porque ele não nos segue.» Jesus disse: «Não lhe proíbam, pois ninguém faz um milagre em meu nome e depois pode falar mal de mim. Quem não está contra nós, está a nosso favor. (Mc 9,38-40)
Vivendo a Palavra
A inveja é um obstáculo que encontramos pelo caminho. Nós cremos, mas às vezes desejamos para nós a exclusividade da fé. Ficamos enciumados quando irmãos que “não nos seguem” testemunham em suas vidas a Presença do Cristo e seguem o seu Caminho. Nossa Igreja deve estar de portas abertas e, de coração generoso e humilde, reconhecer que o Espírito sopra onde quer.
Oração Final
Pai Santo, livra-nos da tentação de vigiar nossos companheiros de caminhada. Faze-nos conscientes de nossa extrema fragilidade e nos dê força e firmeza na decisão de nos convertermos, seguindo o Caminho do Cristo, teu Filho Unigênito que se fez nosso Irmão em Jesus de Nazaré – aquele que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.