meu dia em oração
Quem não ama não conhece a Deus: Deus é Amor
João nos fala amorosamente, sobre Deus e sobre… o Amor! Amor que ele não aprendeu nos livros ou por ouvir dizer, mas experimentou em sua convivência com Jesus, e quer, com todo empenho, comunicar aos irmãos: “Deus enviou o seu Filho único a este mundo, para nos dar a Vida”.
1ª Leitura
Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o Amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é Amor. Nisto se tornou visível o Amor de Deus entre nós: Deus enviou o seu Filho Único a este mundo, para dar-nos a Vida por meio dele. E o Amor consiste no seguinte: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou, e nos enviou o seu Filho como Vítima Expiatória por nossos pecados. (1Jo 4,7-10)
Salmo ou Hino
Ó Deus, confia o teu Julgamento ao rei. Que ele governe teu povo com Justiça. Ele tem compaixão do fraco e do indigente. Que ele viva, e lhe tragam o ouro de Sabá! Haja abundância de trigo pelo campo e no topo das montanhas. Que seu nome permaneça para sempre! Seja Bendito o Senhor, o Deus de Israel, porque só Ele realiza maravilhas! Que toda a terra se encha da sua Glória! Amém! (Sl 72,1-4ab.7-8.11)
Evangelho do dia
<Evangelho do dia>
Naquele dia, quando saiu da barca, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão, porque eles estavam como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar muitas coisas para eles. Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: «Este lugar é deserto e já é tarde. Despede o povo, para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer.» Mas Jesus respondeu: «Vocês é que têm de lhes dar de comer.» Os discípulos perguntaram: «Devemos gastar meio ano de salário e comprar pão para dar-lhes de comer?» Jesus perguntou: «Quantos pães vocês têm? Vão ver.» Eles foram e responderam: «Cinco pães e dois peixes.» Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o Céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. Todos comeram, ficaram satisfeitos, e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens. (Mc 6,34-44)
Vivendo a Palavra
Vamo-nos ajustando ao estilo conciso do Evangelho de Marcos – proposto na Liturgia para 2021 (chamado ‘Ano B’). Em poucas palavras, Marcos resume o milagre da solidariedade, do carinho, do altruísmo de Jesus, que não pensava em si mesmo, mas no povo simples que O seguia com interesse e confiança. Este é o modelo que Ele deixou para nós, a sua Igreja.
Oração Final
Pai adorado, que realizas maravilhas, nós bendizemos o teu Nome Santo! Ensina-nos a viver com Jesus, em cada Eucaristia de que participamos, o milagre da partilha e da generosidade ensinadas pelo Mestre. Que nossa participação no Sacramento seja mais do que um agradecido reconhecimento pelo Dom que Tu nos ofereces: que ela seja um compromisso de solidariedade com os irmãos. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.