meu dia em oração
Quem é o maior no Reino do Céu?
Ezequiel estava há cinco anos com os exilados na Babilônia, quando recebeu o chamado do Senhor. No texto de hoje, o Profeta usa a forte metáfora de ‘comer’ o Livro – pois assim deve ser a atitude do profeta: aprender o que ensina o Livro para levá-lo a outras pessoas.
1ª Leitura
«Mas você, criatura humana, obedeça ao que vou lhe dizer. Não seja rebelde como essa casa de rebeldes. Abra a boca e coma o que vou lhe dar». Então notei que certa mão se estendia para mim com um rolo de pergaminho. A mão desenrolou o pergaminho diante de mim: estava escrito por dentro e por fora, e o que nele estava escrito eram lamentações, gemidos e gritos de dor. Ele me disse: «Criatura humana, coma isso; coma esse rolo, e depois vá levar a mensagem para a casa de Israel». Então eu abri a boca e ele me deu o rolo para comer. E continuou: «Criatura humana, que seu estômago e sua barriga se saciem com este rolo escrito que estou lhe dando». Eu comi e pareceu doce como mel para o meu paladar. Depois ele tornou a falar: «Criatura humana, vá procurar a casa de Israel para levar-lhe a minha mensagem.» (Ez 2,8-3,4)
Salmo ou Hino
Eu me alegro com os teus testemunhos. Eles são minhas delícias. A lei da tua boca é um bem para mim, mais que milhões em ouro e prata. Como é doce ao meu paladar a tua promessa; ela é mais do que o mel em minha boca! Teus testemunhos são a alegria do meu coração. Abro a boca e aspiro, ansiando por teus mandamentos. (Sl 119,14.24.72.103.111.131)
Evangelho do dia
Naquele momento, os discípulos se aproximaram de Jesus e perguntaram: «Quem é o maior no Reino do Céu?» Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: «Eu lhes garanto: se vocês não se converterem, e não se tornarem como crianças, vocês nunca entrarão no Reino do Céu. Quem se abaixa, e se torna como essa criança, esse é o maior no Reino do Céu. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. Cuidado para não desprezar nenhum desses pequeninos, pois eu digo a vocês: os anjos deles no céu estão sempre na presença do meu Pai que está no céu. O que vocês acham? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, será que ele não vai deixar as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Eu garanto a vocês: quando ele a encontra, fica muito mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está no céu não quer que nenhum desses pequeninos se perca.» (Mt 18,1-5.10.12-14)
Vivendo a Palavra
Jesus surpreendia seu povo valorizando crianças, que naquele tempo eram consideradas desprezíveis – como mulheres, doentes, publicanos e muitos outros. Nossa sociedade continua rotulando, discriminando, desprezando pessoas. Seguir Jesus é ver em cada ser humano um irmão, pois todos somos filhos do mesmo e muito querido Pai.
Oração Final
Pai Santo, junto com a alegria de podermos nos proclamar Cristãos – seguidores de Jesus de Nazaré – dá-nos a consciência da fraternidade universal que deve nos unir a todas e a cada uma das criaturas que Tu, Pai Misericordioso, colocaste em nosso caminho. Pelo mesmo Jesus Cristo, teu Filho que se tez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.