meu dia em oração
Quem é o maior no Reino do Céu?
O Deuteronômio vai chegando ao fim. Na leitura de hoje Moisés entrega a Josué a responsabilidade de conduzir o Povo na conquista final da Terra Prometida, pedindo-lhe que seja forte e corajoso, pois o Senhor irá à sua frente e jamais o abandonará.
Salmo ou Hino
Vou proclamar o nome do Senhor. Sua obra é perfeita. Recorde os dias que se foram. Pergunte a seu pai e ele contará. Quando o Senhor repartia as nações e espalhava os filhos de Adão, ele marcou fronteiras para os povos. A parte do Senhor foi o seu povo, a sua herança foi Jacó. O único a conduzi-lo foi o Senhor. Nenhum deus estrangeiro o acompanhou. (Dt 32,3-4a.7-9.12)
1ª Leitura
Moisés falou essas palavras a todo o Israel. Depois acrescentou: «Hoje eu estou com cento e vinte anos. Não posso mais ser chefe, e Javé me disse: ‘Você não atravessará o rio Jordão’. Quem vai à frente de você é o próprio Javé seu Deus. Ele destruirá essas nações que estão na sua frente e as conquistará. Josué irá à frente de você, conforme disse Javé. E Javé tratará essas nações da maneira como tratou Seon e Og, os reis amorreus e a terra deles, que ele reduziu a ruínas. Javé entregará essas nações, e vocês as tratarão conforme os mandamentos que lhes ordenei. Sejam fortes e corajosos! Não tenham medo, nem fiquem apavorados diante delas, porque Javé seu Deus é quem vai com você. Ele não o deixará, e jamais o abandonará». Então Moisés chamou Josué e, na presença de todo o Israel, disse a ele: «Seja forte e corajoso! Pois você entrará com todo este povo na terra que Javé prometeu dar a seus antepassados, e você repartirá a herança entre eles. O próprio Javé irá à sua frente. Ele estará com você; não o deixará, e jamais o abandonará. Não tenha medo, nem se acovarde». (Dt 31,1-8)
Evangelho do dia
Naquele momento, os discípulos se aproximaram de Jesus e perguntaram: «Quem é o maior no Reino do Céu?» Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: «Eu lhes garanto: se vocês não se converterem, e não se tornarem como crianças, vocês nunca entrarão no Reino do Céu. Quem se abaixa, e se torna como essa criança, esse é o maior no Reino do Céu. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. Cuidado para não desprezar nenhum desses pequeninos, pois eu digo a vocês: os anjos deles no céu estão sempre na presença do meu Pai que está no céu. O que vocês acham? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, será que ele não vai deixar as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Eu garanto a vocês: quando ele a encontra, fica muito mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está no céu não quer que nenhum desses pequeninos se perca.» (Mt 18,1-5.10.12-14)
Vivendo a Palavra
Jesus ensina o cuidado com os pequeninos. Na cultura do seu tempo, era uma grande novidade. A criança era desprezada – como a mulher, os doentes, os cobradores de impostos e tantos outros… Pensando no nosso tempo: quais são, hoje, os excluídos? A minha atitude para com eles lembra a de Jesus com as crianças?
Oração Final
Pai Santo, que o teu Espírito nos faça entender que cada um dos nossos irmãos, por menor que pareça, deve ser, para nós, objeto de cuidado e carinho, como aquela ovelhinha perdida da parábola. Que o nosso amor seja inclusivo, como é o Amor do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.