meu dia em oração
Quem é minha mãe ou meu irmão?
A celebração festiva do acontecimento – a transferência da Arca da Aliança para Jerusalém – prefigura remotamente a Eucaristia: «Davi distribuiu a todo o povo e a toda a multidão de Israel, homens e mulheres, um pedaço de pão, um bolo de tâmaras e um doce de uvas passas para cada pessoa».
1ª Leitura
Contente, Davi foi e transportou a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi. Cada seis passos que os carregadores da arca de Javé davam, Davi sacrificava um boi e um bezerro gordo. Davi dançava com todo o entusiasmo diante de Javé e vestia um efod de linho. Desse modo, Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca de Javé, com aclamações e toques de trombeta. Levaram a arca de Javé e a colocaram no lugar reservado para ela, dentro da tenda que Davi tinha mandado armar. Depois, Davi ofereceu holocaustos diante de Javé e também sacrifícios de comunhão. Tendo terminado de oferecer holocaustos e sacrifícios de comunhão, Davi abençoou o povo em nome de Javé dos exércitos. E distribuiu a todo o povo e a toda a multidão de Israel, homens e mulheres, um pedaço de pão, um bolo de tâmaras e um doce de uvas passas para cada pessoa. Em seguida, cada um foi embora para casa. (2Sm 6,12b-15.17-19)
Salmo ou Hino
Ao Senhor pertence a terra e os que nela habitam. Ele próprio fundou-a sobre os mares e a firmou sobre os rios. Quem pode subir à montanha do Senhor? Aquele que tem mãos inocentes e coração puro. Esse receberá a bênção e receberá a justiça. Portas, levantem seus frontões, pois vai entrar o Rei da glória! Quem é esse Rei da glória? É o Senhor, herói valoroso! (Sl 24,7-10)
Evangelho do dia
Nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus; ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo: Havia uma multidão sentada ao redor de Jesus. Então lhe disseram: «Olha, tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram.» Jesus perguntou: «Quem é minha mãe ou meu irmão?» Então Jesus olhou para as pessoas que estavam sentadas ao seu redor e disse: «Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.» (Mc 3,31-35)
Vivendo a Palavra
Quando se refere a “quem faz a vontade de Deus”, Jesus está falando da ‘Comunhão dos Santos’, de que a Igreja nascente se tornaria um sinal no mundo. Maria e os irmãos que o procuravam são cofundadores e pedras fundamentais dessa Igreja-Comunhão. Jesus reconhece em Maria a sua Mãe, porque ela sempre viveu a vontade de Deus, mesmo antes de tê-lO gerado em seu ventre.
Oração Final
Pai Santo, o caminho excelente que nos leva de volta à Tua morada, nossa Casa Paterna, e nos faz irmãos de Teu Filho é acolher e cumprir a tua Vontade. Nós te pedimos sabedoria, força e perseverança para trilhar este caminho todos os dias da nossa vida. Por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.