meu dia em oração
«Quem ama o seu irmão permanece na Luz.»
Lucas nos conta hoje como Jesus-Menino foi apresentado no Templo; e João introduz em sua Carta o tema favorito – O Amor. Ele fala do Amor eficaz, aquele que produz frutos: a Verdade, a Luz, o seguimento a Jesus de Nazaré. Mandamento antigo, mas sempre novo! Ouçamos com admiração, respeito e gratidão!
1ª Leitura
Caríssimos, para sabermos se conhecemos a Deus, basta ver se cumprimos os seus Mandamentos. Quem diz que conhece a Deus, mas não cumpre os seus Mandamentos, é mentiroso, e a Verdade não está nele. Por outro lado, o Amor de Deus se realiza de fato em quem observa a Palavra de Deus. É assim que reconhecemos que estamos com Ele: quem diz que está com Deus deve comportar-se como Jesus se comportou. Caríssimos, não lhes comunico um Mandamento novo, mas o Mandamento antigo, esse mesmo que vocês receberam desde o princípio. O Mandamento antigo é a Palavra que vocês ouviram. E, no entanto, o Mandamento que lhes comunico é Novo – pois ele é verdadeiro em Jesus e em vocês – porque as trevas já estão se afastando, e a verdadeira Luz já está brilhando. Quem afirma que está na Luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas. Quem ama o seu irmão permanece na Luz, e nele não há ocasião de tropeço. Ao contrário, quem odeia o seu irmão está nas trevas: caminha nas trevas e não sabe aonde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos. (1Jo 2,3-11)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo! Famílias dos povos, aclamem ao Senhor! Aclamem a Glória e o Poder do Senhor! Adorem ao Senhor no seu Átrio sagrado. Que o Céu se alegre e a terra exulte, estronde o mar, e tudo o que ele contém. Que o campo festeje, e tudo o que nele existe, e as árvores da selva gritem de alegria diante do Senhor, pois Ele vem. Ele vem para governar a terra: governará o mundo com Justiça, e as nações com Fidelidade. (Sl 96,1-3.5b-6.11a)
Evangelho do dia
Terminados os dias da purificação, conforme a Lei de Moisés, levaram o menino para Jerusalém, a fim de apresentá-Lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei: «Todo primogênito de sexo masculino será consagrado ao Senhor.» Foram também para oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, conforme ordena a Lei. Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Era justo e piedoso. Esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava com ele. O Espírito Santo tinha revelado a Simeão que ele não morreria sem primeiro ver o Messias prometido pelo Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o Menino Jesus, para cumprirem as prescrições da Lei a respeito dele, Simeão tomou o Menino nos braços, e louvou a Deus, dizendo: «Agora, Senhor, conforme a tua Promessa, podes deixar o teu servo partir em paz. Porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: Luz para iluminar as nações e Glória do teu povo, Israel.» O pai e a mãe estavam maravilhados com o que se dizia do Menino. Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do Menino: «Eis que este Menino vai ser causa de queda e elevação de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Quanto a você, uma espada há de atravessar-lhe a alma. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações.» (Lc 2,22-35)
Vivendo a Palavra
Jesus não veio abolir a Lei. Veio para dar-lhe pleno cumprimento. Não se limitou às ofertas rituais de um casal de pombos, mas entregou a própria Vida à obra do Pai Eterno, realizando a visão profética de Simeão. Também para nós, Igreja de Jesus, cumprir apenas a letra da Lei é muito pouco! Peçamos ao Pai querido que nos ilumine para discernir e cumprir o verdadeiro Espírito da Lei do Amor.
Oração Final
Pai amado, feliz quem Espera em Ti! Nós Esperamos, e rendemos Graças por isto! Dá-nos força, coragem e espírito generoso para seguir a Jesus. Sabemos que a porta é estreita e o caminho é áspero, mas a Esperança nos assegura que o objetivo final é viver a plenitude do teu Reino de Amor. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.