meu dia em oração
Quem acredita no Filho, possui a vida eterna
O Livro dos Atos continua apresentando: de um lado, a insegurança das autoridades do Sinédrio, que se consideravam ameaçadas pela doutrina nova que brotava com a força dos sinais realizados pelos Apóstolos; do outro, o desprezo pelas ameaças e a coragem dos mensageiros que anunciavam ao seu povo Jesus Ressuscitado.
1ª Leitura
Levaram os Apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote disse: «Nós tínhamos proibido expressamente ensinar em nome de Jesus e, no entanto, vocês encheram Jerusalém com a doutrina de vocês. E querem nos tornar responsáveis pela morte desse homem!» Então Pedro e os outros Apóstolos responderam: «É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens. O Deus de nossos antepassados ressuscitou a Jesus, que vocês mataram, suspendendo-O numa cruz. Mas Deus com a sua direita O exaltou, tornando-O Chefe Supremo e Salvador, para dar ao povo a oportunidade de se arrepender e receber o perdão dos pecados. E nós somos testemunhas dessas coisas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que Lhe obedecem.» Enfurecidos por essas palavras, os conselheiros estavam decididos a matar os Apóstolos. (At 5,27-33)
Salmo ou Hino
Vou bendizer ao Senhor, seu louvor estará sempre em minha boca. Este pobre gritou, o Senhor ouviu, e o salvou de todos os apertos. Provem e vejam como o Senhor é bom: feliz o homem que nele se abriga. Os justos gritam, o Senhor escuta e os liberta dos apertos. O Senhor está perto dos feridos e salva os desanimados. O justo sofre muitas desgraças, mas o Senhor o liberta; (Sl 34,2.7a.9.17-20)
Evangelho do dia
Jesus continuava ensinando a Nicodemos: «Aquele que vem do alto, está acima de todos. Quem é da terra, pertence à terra e fala como terrestre. Aquele que vem do Céu, dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. E quem aceita o seu testemunho, comprova que Deus é verdadeiro. De fato, Aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus Lhe dá o Espírito sem medida. O Pai ama o Filho, e entregou tudo em sua mão. Aquele que acredita no Filho, possui a Vida eterna. Quem rejeita o Filho nunca verá a Vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele.» (Jo 3,31-36)
Vivendo a Palavra
“Aquele que acredita…” a promessa de Jesus é firme e vigora para sempre. Mas acreditar não é só admitir como verdade, nem mesmo proclamar publicamente a adesão. Acreditar é ‘dar o coração’, é viver e seguir o Caminho de Jesus, entregando-se ao serviço do próximo – de graça, como ensinou o Mestre – a começar do pobre, rejeitado pela sociedade dos homens.
Oração Final
Pai Santo, envia sobre nós o teu Espírito e nos dá força para transformar em testemunho de vida a fé que ainda não temos, mas tanto desejamos ter. E nos ensina, amado Pai, a mais profunda gratidão pelo Dom infinito – o teu Filho Unigênito. Pelo mesmo Cristo, que se fez nosso Irmão em Jesus de Nazaré e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.