meu dia em oração
«Quem acredita nele, não está condenado.»
A leitura exalta a coragem dos discípulos. Libertados pelo Anjo, eles não fogem ou se escondem. Retornam ao Templo para anunciar Jesus de Nazaré, o Cristo Ressuscitado por Deus para cumprir a promessa feita aos Patriarcas e anunciada pelos Profetas.
Salmo ou Hino
Eu me orgulho pelo Senhor: que os pobres ouçam e se alegrem. Repitam comigo: o Senhor é grande! Juntos exaltemos seu nome. Olhem para ele e ficarão felizes, vocês não ficarão envergonhados. Este pobre gritou, o Senhor ouviu e o salvou. O anjo do Senhor acampa ao redor dos que o temem e os liberta. Provem e vejam: o Senhor é bom! Feliz quem nele se abriga. (Sl 34,2-9)
1ª Leitura
Então o sumo sacerdote, com todo o seu partido – isto é, o partido dos saduceus, – ficaram cheios de raiva, e mandaram prender os apóstolos e jogá-los na cadeia pública. Durante a noite, porém, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: «Vão ao Templo e lá continuem a anunciar ao povo toda a mensagem da vida.» Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com os seus partidários e convocou o Sinédrio, isto é, o Conselho das pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos na prisão. Os servos, ao chegarem à prisão, não os encontraram, e voltaram dizendo: «Encontramos a prisão cuidadosamente fechada e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro.» Ao ouvir essa notícia, o chefe da guarda do Templo e os chefes dos sacerdotes não sabiam o que pensar e se perguntavam o que poderia ter acontecido. Chegou alguém que disse para eles: «Os homens que vocês colocaram na prisão estão no Templo ensinando o povo!» Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras. (At 5,17-26)
Evangelho do dia
O evangelista acrescenta, após relatar as palavras de Jesus a Nicodemos: «Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele. Quem acredita nele, não está condenado; quem não acredita, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus. O julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal, tem ódio da luz, e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam desmascaradas. Mas, quem age conforme à verdade, se aproxima da luz, para que suas ações sejam vistas, porque são feitas como Deus quer.» (Jo 3,16-21)
Vivendo a Palavra
Chegamos ao cerne do anúncio de Jesus: o Pai nos ama a tal ponto que nos enviou seu Filho Unigênito. Todos que nele acreditam estão salvos. Nisto se resume toda a Lei, a Profecia e a Sabedoria das Escrituras Sagradas. Fica para nós a missão de testemunhar para o mundo a Boa Notícia: o Reino do Céu já chegou. Ele está dentro de nós!
Oração Final
Pai Santo, o mundo nos tenta com a sedução de suas luzes brilhantes, mas efêmeras e enganadoras. Ensina-nos, Pai amoroso, a discernir e buscar o essencial para a nossa Vida, que é ouvir e seguir o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.