meu dia em oração
Procurem o bem, não o mal, então vocês viverão
A profecia de Amós tem o frescor da água que brota da fonte. O Pai Misericordioso está a nos dizer: o culto que Eu quero é que vivam o Direito e a Justiça entre todos os irmãos e não ritos vazios, ainda que perfumados com incenso e embalados em belas palavras e gestos litúrgicos.
1ª Leitura
Procurem o bem e não o mal; então vocês viverão. Quem sabe, assim – como vocês dizem – Javé, Deus dos exércitos, estará com vocês. Odeiem o mal e amem o bem; restabeleçam o direito no tribunal. Quem sabe, assim, Javé, Deus dos exércitos, terá misericórdia do resto de José. Eu detesto e desprezo as festas de vocês; tenho horror dessas reuniões. Ainda que vocês me ofereçam sacrifícios, suas ofertas não me agradarão, nem olharei para as oferendas gordas. Longe de mim o barulho de seus cânticos, nem quero ouvir a música de suas liras. Eu quero, isto sim, é ver brotar o direito como água e correr a justiça como riacho que não seca. (Am 5,14-15.21-24)
Salmo ou Hino
«Ouça, Israel, eu vou testemunhar contra você. De que adianta você recitar meus preceitos, se você detesta a disciplina e rejeita as minhas palavras? Se você vê um ladrão, você se mistura com os adúlteros. Você se assenta para falar contra o seu irmão. Eu o acuso e coloco tudo diante dos seus olhos!» Considerem isso, vocês que se esquecem de Deus. (Sl 50,7-13.16b-17.23b)
Evangelho do dia
Quando Jesus chegou à outra margem, à terra dos gadarenos, foram ao encontro dele dois homens possuídos pelo demônio. Saíam do meio dos túmulos e eram muito selvagens, de modo que ninguém podia passar por esse caminho. Então eles gritaram: «Que é que há entre nós, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?» Havia, ao longe, uma grande manada de porcos que estavam pastando. Os demônios suplicavam: «Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos.» Jesus disse: «Podem ir.» Os demônios saíram, e foram para os porcos; e eis que toda a manada se atirou monte abaixo para dentro do mar e morreu afogada. Os homens que guardavam os porcos saíram correndo, foram à cidade e contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. Então toda a cidade saiu ao encontro de Jesus. Vendo-o, começaram a suplicar que Jesus se retirasse da região deles. (Mt 8,28-34)
Vivendo a Palavra
Como aqueles dois possuídos pelo demônio, também nós não raras vezes vivemos no meio de túmulos – quando procuramos a companhia de mortos ou até nos tornamos um deles – afastando-nos do Caminho da Vida no Reino de Deus, para nos entregarmos às seduções do mundo.
Oração Final
Pai Santo, conserva-nos na tua Paz, na alegre companhia da Comunidade dos que querem seguir os passos de Jesus em busca da Verdade que liberta e da Vida Plena no teu Reino de Amor. Faze-nos, Pai querido, seguidores do Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.