meu dia em oração
Que devo fazer para herdar a vida eterna?
Lemos hoje o início da Primeira Carta de Pedro. Para compreendê-la melhor, devemos lembrar que a Igreja nascente era perseguida em Jerusalém pelos judeus, que não aceitavam a inclusão dos pagãos na salvação trazida por Jesus. Os poderosos do Templo esperavam por um Messias nacionalista…
1ª Leitura
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo por sua grande misericórdia. Ressuscitando a Jesus Cristo dos mortos, ele nos fez renascer para uma esperança viva, para uma herança que não se corrompe, não se mancha e não murcha. Essa herança está reservada no céu para vocês que, graças à fé, estão guardados pela força de Deus para a salvação que está prestes a revelar-se no final dos tempos. Por isso, vocês devem alegrar-se, mesmo que, agora, se necessário, fiquem tristes por um pouco de tempo, devido às várias provações. Desse modo, a fé que vocês têm será provada como o ouro que passa pelo fogo. O ouro vai desaparecer, mas a fé que vocês têm, e que vale muito mais, não se perderá, até o dia da revelação de Jesus Cristo. Então, por essa fé, vocês receberão louvor, glória e honra. Vocês nunca viram Jesus e, apesar disso, o amam; não o veem, mas acreditam. E por isso sentem alegria extraordinária e gloriosa, porque alcançam a meta da fé, que é a salvação de vocês. (1Pe 1,3-9)
Salmo ou Hino
Aleluia! Eu celebro ao Senhor com os retos. São grandes as suas obras, dignas de quem as ama. Ele dá alimento aos que o temem, lembrando-se da sua aliança. Ao povo mostrou sua força, entregando-lhe a herança das nações. Enviou a libertação, confirmando sua aliança para sempre. Seu nome é santo. O louvor ao Senhor permanece para sempre. (Sl 111,1-2.5-6.9.10c)
Evangelho do dia
Quando Jesus saiu de novo a caminhar, um homem foi correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: «Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?» Jesus respondeu: «Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e ninguém mais. Você conhece os mandamentos: não mate; não cometa adultério; não roube; não levante falso testemunho; não engane; honre seu pai e sua mãe.» O homem afirmou: «Mestre, desde jovem tenho observado todas essas coisas.» Jesus olhou para ele com amor, e disse: «Falta só uma coisa para você fazer: vá, venda tudo, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha e me siga.» Quando ouviu isso, o homem ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque ele era muito rico. Jesus então olhou em volta e disse aos discípulos: «Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!» Os discípulos se admiraram com o que Jesus disse. Mas ele continuou: «Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus!» Os discípulos ficaram muito espantados quando ouviram isso, e perguntavam uns aos outros: «Então, quem pode ser salvo?» Jesus olhou para os discípulos e disse: «Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível.» (Mc 10,17-27)
Vivendo a Palavra
Jesus nos mostra a diferença entre cumprir normas legais e simplesmente deixar-se guiar pelo Amor. E garante, ao final, que apesar do nosso apego aos bens que passam, a Misericórdia de Deus supera tudo. Esta é a única razão que alimenta a nossa Esperança de alcançar um dia (e para a eternidade) o abraço cheio de ternura do amado Pai.
Oração Final
Pai Santo, que a Fé que implantaste em nossos corações e que justifica a nossa Esperança, nos dê força, alegria e coragem para a caminha de Amor que fazemos neste planeta-jardim abençoado, buscando seguir o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.