meu dia em oração
Quando estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém
O livro Eclesiástico nos motiva e conduz a louvar a Sabedoria de Deus na Criação e na História. Na leitura de hoje, o autor faz o elogio dos antepassados ilustres. É importante que suas memórias sejam preservadas como modelos a serem honrados pelas novas gerações.
1ª Leitura
Vamos fazer o elogio dos homens ilustres, nossos antepassados através das gerações. Outros não deixaram nenhuma lembrança e desapareceram como se não tivessem existido. Foram-se embora como se nunca tivessem estado aqui, tanto eles como os filhos que tiveram. Mas aqueles que vamos lembrar foram homens de bem, cujos atos de justiça não foram esquecidos. Na sua descendência, eles têm uma rica herança, que é a sua posteridade. Seus descendentes permanecem fiéis às alianças, e graças a eles também seus netos. A descendência deles permanecerá para sempre, e sua fama jamais se apagará. (Eclo 44,1.9-13)
Salmo ou Hino
Aleluia! Cantem para o Senhor um cântico novo! Cantem seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel com o seu Criador, os filhos de Sião festejem o seu Rei! Louvem o seu Nome com danças, toquem para Ele cítara e tambor! Porque o Senhor ama o seu povo, e enfeita os pobres com vitória! Que os fiéis festejem a glória dele e cantem jubilosos. Aleluia! (Sl 149,1-6a.9b)
Evangelho do dia
Naquele dia, Jesus entrou no Templo em Jerusalém, e olhou tudo ao redor. Mas, como já era tarde, saiu para Betânia com os Doze. No dia seguinte, quando voltavam de Betânia, Jesus sentiu fome. Viu de longe uma figueira coberta de folhas e foi até lá ver se encontrava algum fruto. Quando chegou perto, encontrou somente folhas, pois não era tempo de figos. Então Jesus disse à figueira: «Que ninguém mais coma de seus figos.» E os discípulos escutaram o que ele disse. Chegaram a Jerusalém. Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os que vendiam e os que compravam no Templo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas. Ele não deixava ninguém carregar nada através do Templo. E ensinava o povo, dizendo: «Não está nas Escrituras: ‘Minha Casa será chamada Casa de Oração para todos os povos’? No entanto, vocês fizeram dela uma toca de ladrões.» Os chefes dos sacerdotes e os doutores da Lei ouviram isso e começaram a procurar um modo de matá-Lo. Mas tinham medo de Jesus, porque a multidão estava maravilhada com o ensinamento dele. Ao entardecer, Jesus e os discípulos saíram da cidade. Na manhã seguinte, Jesus e os discípulos, passando, viram a figueira que tinha secado até à raiz. Pedro lembrou-se e disse a Jesus: «Olha, Mestre: a figueira que amaldiçoaste secou.» Jesus disse para eles: «Tenham fé em Deus. Eu garanto a vocês: se alguém disser a esta montanha: ‘Levante-se e jogue-se no mar, e não duvidar no seu coração, mas acreditar que isso vai acontecer, assim acontecerá’. É por isso que eu digo a vocês: tudo o que vocês pedirem na oração, acreditem que já o receberam, e assim será. Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês. Mas, se vocês não perdoarem, o Pai de vocês que está no céu não perdoará os pecados de vocês.» (Mc 11,11-26)
Vivendo a Palavra
Com o exemplo da figueira que não produz frutos e logo seca, o Mestre ensina que cada um deve cumprir a sua missão pessoal. A tarefa que nos cabe é dar o nosso testemunho – com a vida e, se necessário, com uma palavra sábia, inspirada pelo Espírito Santo – de que o Reino de Deus não virá com sinais exteriores: Ele está presente em nós, pois foi trazido por Jesus de Nazaré.
Oração Final
A nossa felicidade, Pai querido, é nos sentirmos bem próximos a Ti. Dá-nos coragem e grandeza d’alma para perdoar as injúrias, se delas formos alvo. Ensina-nos, Pai que muito amamos, a misericórdia, a generosidade e o respeito pelos companheiros peregrinos desta terra abençoada que nos emprestas para ser cuidada, usufruída e partilhada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.