meu dia em oração
A paz e a graça nos chegam do Pai através do Filho Unigênito, Jesus Cristo
Através do profeta Natã, o Senhor lembra ao rei Davi, que Ele o tirou do pastoreio para tornar-se chefe de Israel; que esteve em sua companhia nas vitórias sobre os inimigos e exaltará sua descendência, firmando para sempre a realeza daquele que vai sair dele.
1ª Leitura
O rei Davi foi morar no seu palácio e o Senhor o livrou de todos os inimigos ao redor. Então ele disse ao profeta Natã: «Veja! Eu moro em palácio de cedro, enquanto a arca de Deus mora numa tenda!» Natã respondeu ao rei: «Vá e faça tudo o que está pensando, porque o Senhor está com você». Nessa mesma noite, porém, a palavra de Deus foi dirigida a Natã: «Vá dizer ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Você quer construir uma casa para eu morar? Eu tirei você do pastoreio, onde você cuidava das ovelhas, para fazê-lo chefe do meu povo Israel. Estive com você em toda parte por onde você andava, e destruí na sua frente todos os seus inimigos. Eu darei a você um grande nome, como o nome dos grandes da terra. Fixarei um lugar para o meu povo Israel, Eu o firmarei, para que habite no seu lugar próprio. E assim ele não precisará mais andar errante. Os perversos não continuarão a oprimi-lo como antes, como acontece desde o dia em que estabeleci juízes sobre o meu povo Israel. Eu livrarei você de todos os seus inimigos. O Senhor informa que vai fundar uma dinastia para você. E quando esgotar seus dias e você repousar junto a seus antepassados, eu exaltarei a sua descendência depois de você, aquele que vai sair de você. E firmarei a realeza dele. Serei para ele um pai e ele será um filho para Mim. A dinastia e a realeza dele permanecerão firmes para sempre diante de Mim; e o seu trono será sólido para sempre». (2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16)
Salmo ou Hino
Selei uma aliança com o meu eleito, jurando ao meu servo Davi: «Vou estabelecer sua descendência para sempre, e de geração em geração vou construir um trono para você». Ele me invocará: ‘Tu és o meu pai, o meu Deus e o meu rochedo salvador!’ Para sempre vou manter com ele o meu amor, e minha aliança com ele será firme». (Sl 89,2-5.27.29)
Evangelho do dia
O pai, Zacarias, cheio do Espírito Santo, profetizou dizendo: «Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. Fez aparecer uma força de salvação na casa de Davi, seu servo; conforme tinha anunciado desde outrora pela boca de seus santos profetas. É a salvação que nos livra de nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam. Ele realizou a misericórdia que teve com nossos pais, recordando sua santa aliança, e o juramento que fez ao nosso pai Abraão. Para conceder-nos que, livres do medo e arrancados das mãos dos inimigos, nós O sirvamos com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias. E a você, menino, chamarão profeta do Altíssimo, porque irá à frente do Senhor, para preparar-lhe os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, o perdão dos pecados. Graças ao misericordioso coração do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte; para guiar nossos passos no caminho da paz.» (Lc 1,67-79)
Vivendo a Palavra
Dois meninos nos foram dados: João Batista e Jesus. Sigamos hoje o primeiro, tornando-nos, com João Batista, profetas do Altíssimo e anunciando, com o testemunho das nossas vidas, a salvação, o perdão, a paz e a graça que nos chegam do Pai através do Filho Unigênito, o Cristo que se fez carne em Jesus de Nazaré.
Oração Final
Pai Santo, que o encantamento e a gratidão que Zacarias demonstrou em sua belíssima oração pelo nascimento do filho, João Batista, sejam as nossas atitudes diante do grande Dom que nos ofereces, o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão no Natal; por Ele, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.